Cabelos

Conheça os melhores produtos para cabelos cacheados

Por Redação Doutíssima 20/02/2014

As mulheres de cabelos cacheados sabem bem o que é sofrer com o excesso de frizz. Cachos sem definição, volume demais ou ressecamento são apenas alguns dos incômodos de quem tem as madeixas onduladas. Mas isso não deve se transformar em motivo para desisitir dos cachos ou correr para a chapinha e outros alisamentos. Com os produtos adequados e hábitos simples, é possível controlar as ondas na medida certa e garantir um visual impecável todos os dias. Para assumir os cabelos ondulados sem arrependimento é preciso, em primeiro lugar, escolher o corte e os produtos especiais para este tipo de cabelo.

.

cabelos cacheados

Produtos e cortes adequados: chave para cabelos cacheados sempre lindos. Foto:Shutterstock

.

.

Cabelos cacheados precisam estar sempre hidratados

.

Depois de lavar e condicionar seus cabelos com os xampus apropriados, toda mulher dona de cabelos cacheados sabe que não dá para viver sem o creme que vem depois do banho. Especialmente para quem tem os fios mais finos, e por isso menos resistentes, os produtos hidratantes sem enxágue são indispensáveis. Estes cremes funcionam como uma espécie de selo, protegendo as pontas e mantendo a forma ondulada por mais tempo. O ideal é aplicar o produto com os cabelos ainda úmidos, para que  permaneça nos fios, mantenha uma hidratação contínua e garanta os cachos no lugar.

.

cabelos cacheados

Hidratação é o segredo dos cabelos cacheados.Foto:Shutterstock

.

Os cabelos cacheados exigem cosméticos específicos

.

A indústria da beleza é uma das que mais crescem no mundo e isso reflete em um aumento da oferta de produtos específicos, indicados para o tratamento dos cabelos cacheados. Hoje em dia, muitas fórmulas cosméticas se propõem a ajudar na tarefa de hidratar, domar e definir os cabelos ondulados. A melhor parte deste avanço é uma maior possibilidade de manter o cabelo mais próximo do natural. A liberdade de escolher um visual menos padronizado permite que se diga não à ditadura do cabelo liso.

.

cabelos cacheados

Cabelos cacheados também combinam com um visual elegante. Foto:Shutterstock

.

Um look elegante para quem tem cabelos cacheados

.

Além da escolha de bons produtos, uma outra dica importante para quem tem cabelos cacheados é adotar um corte que respeite não somente o tipo de cabelo, mas também o formato do rosto. Um dos mais recorrentes erros das mulheres é optar por cortes inadequados. Não basta gostar de um look de uma celebridade e pedir para o seu cabelereiro fazer igual. Dificilmente isso vai funcionar.

O segredo de um bom corte para cabelos cacheados é aquele que vai aliar beleza à praticidade e não faz da mulher uma “escrava” do secador. Segundo os mais conceituados hair stylists um bom corte é o que permite sair de casa com os cabelos ainda molhados, sem comprometer o visual após a secagem natural.

.

cabelos cacheados

Assumir os cabelos cacheados torna o look mais natural.Foto:Shutterstock

Um outro ponto importante é saber que os cabelos cacheados não são sinônimos de um visual selvagem, estilo sensual ou femme fatale. Pelo contrário, os cachos e ondas podem ser ainda mais versáteis na hora de compor um look elegante.

 

A cosmetóloga Sônia Corazza explica a diferença de cada produto e passa algumas dicas de produto para fazer seus cabelos cacheados entrarem em sintonia com o seu visual.

 .

Produtos para os cabelos cacheados

 .

Finalizadores

O popular leave-in contém ingredientes hidratantes hidrosolúveis e agentes condicionadores. Ele ajuda na hora de pentear e desfazer os nós, além de dar flexibilidade.

Os óleos possuem a fórmula 100% lipofílica, isso quer dizer que eles não contém água. Por isso ajudam a acabar com o temido frizz, formando uma capa que evita o acúmulo de eletricidade estática nos fios.

leite para pentear cabelos cacheados possui agentes condicionadores suaves que ajudam a desembaraçar levemente, acrescentando um aspecto mais natural.

Para finalizar com chave de ouro, a hidratação dos caraóis está concentrada em três ativos: agentes antiestáticos, ativos condicionadores e hidratantes, e agentes reestruturantes.

cabelo cacheados

 

Agentes antiestáticos

 

Utilizados para evitar o efeito eriçado e facilitar o desembaraçamento. Entre eles: dimeticone, ciclometicone, dimeticonol e amodimeticone. Os ciclometicones, por possuírem baixa pressão para formação de vapor, evaporam gradualmente na temperatura ambiente, sem deixar os fios pesados e ajudam no tempo de secagem. Os dimeticones proporcionam maciez e elasticidade aos cabelos cacheados, formando uma película protetora sobre os fios.

 

Ativos condicionadores e hidratantes

 

Os poliquaternários, presentes nos condicionadores e hidratantes, protegem e fortalecem o cabelo. Quando absorvidos pelos fios, eles auxiliam na hidratação e dão brilho, além de atuarem como texturizante, facilitando o penteado e a modelagem, dando fim no frizz.

Os agentes hidratantes mais populares são os óleos vegetais ( abacate, oliva, damasco, argan, moringa, jojoba, coco), o pantenol e a glicerina.

 

Agentes reestruturantes

 

Os agentes reestruturantes têm como função nutrir os fios de dentro para fora. O mais conhecido é a queratina, uma proteína fibrosa que confere resistência e elasticidade aos fios. Outros agentes eficazes para a reestruturação dos cabelos cacheados são os aminoácidos, como lisina, cisteína, arginina e triptofano. A cisteína, além de resstruturar, reduz o volume sem agredir os fios.

.