Esporte

Boliche melhora a coordenação motora e o equilíbrio e ainda emagrece

Por Redação Doutíssima 12/09/2014

Além de ser muito divertido, jogar boliche pode queimar até 200 calorias em uma hora. Segundo especialistas, este esporte traz muitos benefícios para o corpo. Além de ajudar a emagrecer, o esporte melhora a coordenação motora e o equilíbrio, devido a concentração aliada aos movimentos das mãos e dos braços para jogar a bola.

 

Mais dicas para manter a forma você encontra no Fórum Doutíssima 

 

De acordo com professores de Educação Física, se a pessoa pratica esta modalidade com frequência, pode ficar com os braços e ombros tonificados. Durante o jogo, o ideal é que a pessoa alterne as mãos, trabalhando os dois lados.

boliche

Prática do boliche, além de divertida, também beneficia seu corpo. Foto: Shutterstock

Jogar boliche não quer dizer que você só trabalhará a musculatura dos membros superiores, pois este esporte também ajuda a malhar as pernas. Toda vez que você lança a bola, faz movimentos de acelerar e frear, trabalhando especialmente o quadríceps, um dos músculos das pernas.

Cuidados para não se machucar jogando boliche

Existem alguns cuidados básicos para você não se machucar quando estiver jogando boliche. Algumas pessoas acabam ficando com os dedos machucados. Para que isto não aconteça, proteja-os com ataduras e verifique se o encaixe dos dedos permite a soltura completa da bola.

Quando for rolar a bola, não deixe a musculatura do ombro relaxada. Cuidado também com a corrida antes da jogada, muitas pessoas acabam se desequilibrando e caindo nesta hora.

Muitas pessoas gostam de jogar descalças, porém isto não deve ser feito, pois a bola pode cair em seu pé e provocar um grande estrago. O ideal é usar tênis de solado baixo, com boa aderência ao chão para que você não corra o risco de escorregar.

Tomados estes cuidados, o boliche é um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, claro que respeitando o limite de cada um.

Como jogar boliche

A maneira certa de segurar a bola é introduzindo o polegar no furo maior e os dedos médios nos outros furos. Depois de colocar os três dedos na bola, a palma da mão deve repousá-la, até que você inicie o preparo do arremesso.

Outra dica importante é procurar por uma bola que seja confortável para você – nem muito leve, nem muito pesada. Para se orientar melhor, procure pelo número marcado na bola, ele indica o peso que ela tem.

No momento do lançamento da bola de boliche, segure-a junto ao corpo, mais ou menos na altura do peito, com o braço formando um “L”. Posicione-se uns quatro ou cinco passos antes da linha de falta. Avance a bola para frente e saia com o pé direito num só movimento. Se for canhoto, deve colocar os pés na posição contrária.

Ao dar o segundo passo, estique o braço naturalmente, deixe a bola balançar para baixo e para trás. O outro braço deve ser esticado para o lado para auxiliar o equilíbrio. Mire e arremesse.

Não pare o seu braço de forma rígida: deixe-o continuar o movimento, mesmo após soltar a bola. Uma ótima dica dos especialistas para você conseguir a pontuação desejável é apontar o dedo polegar para o pino que deseja acertar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!