Especialidades > Saúde Mental

Dormir bem é fundamental para deixar o corpo regulado

Por Redação Doutíssima 04/06/2014

Dormir bem é uma condição tida como fundamental para que o nosso corpo esteja sempre saudável. Para ter um corpo regulado, a qualidade do sono e o seu tempo de duração exercem influência decisiva, devendo ser evitado tanto o excesso quanto a carência de horas de sono.

Médicos recomendam que o ser humano precisa dormir cerca de sete horas por noite para ter um corpo regulado. Para aqueles que não alcançam um sono com esta duração, fica um alerta: a privação do sono pode causar inúmeros problemas no corpo humano, principalmente distúrbios hormonais.

Dormir cerca de sete horas por noite é importante para ter um corpo regulado. Foto: Shutterstock

Dormir cerca de sete horas por noite é importante para ter um corpo regulado. Foto: Shutterstock

Sono para um corpo regulado

Os impactos do sono na obtenção de um corpo regulado são fáceis de se entender. As pessoas que não dormem o suficiente acabam dificultando a tarefa do organismo de realizar processos fundamentais para o equilíbrio entre todas as funções que o corpo precisa desempenhar para ter saúde.

É importante compreender ainda que grande parte do processo de crescimento do corpo acontece durante o sono. Quando o sono é curto ou de má qualidade, este crescimento acaba sendo prejudicado. Logo, alcançar um corpo regulado se tornará tarefa mais difícil.

Alguns problemas podem afetar o sono. A apneia do sono ou o ronco estridente pode prejudicar o sono e, assim, atuar contra a busca por um corpo regulado. É durante a primeira fase do sono profundo que o corpo produz o hormônio GH, responsável pelo crescimento. Caso a pessoa desperte nesta fase, devido ao ronco ou a apneia do sono, por exemplo, a produção do GH fica comprometida. Além de ajudar no crescimento, este hormônio também auxilia a manter a força muscular, melhorando o desempenho físico e evitando o acúmulo de gordura.

Dormir bem é importante porque, durante o sono, é liberada a leptina, substância que controla a saciedade do indivíduo. Por isto, uma pessoa que tem dificuldades para dormir terá mais possibilidades de se tornar obesa.

Dicas para um sono de qualidade

Existe uma série de fatores que podem influenciar na sua noite de sono. Procure dormir em um ambiente bem escuro, pois a claridade interfere na produção da melatonina, o hormônio que provoca o sono.

Realizar atividades físicas também ajudam a ter um sono tranquilo e um corpo regulado, porém, elas devem ser praticadas três horas antes de dormir, ou mais. Antes de dormir, prefira alimentos leves, como frutas e verduras. Tente não ingerir cafeína e lembre-se que o álcool em excesso também pode atrapalhar o sono e provocar roncos.

Na busca por um corpo regulado, tente sempre manter uma rotina e um horário regular para dormir e acordar. Também o travesseiro tem um papel importante para um sono de qualidade. Ele deve estar na altura correta para o seu tamanho, preenchendo o espaço entre a cabeça e o ombro.

Outra dica sobre o travesseiro é que ele deve ser trocado, de preferência, a cada dois anos. Prefira ainda dormir na posição lateral, que é a mais indicada pelos médicos e terapeutas. Ainda visando um sono de qualidade, experimente usar dois travesseiros: um para a cabeça e outro entre os joelhos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento