A peritonite é uma inflamação da membrana que reveste a parede interna do abdômen e suporta a maioria dos seus órgãos abdominais, chamada de peritônio. A peritonite é geralmente causada por infecção de bactérias ou fungos.
Se não for tratada, a peritonite pode se espalhar rapidamente para o sangue e outros órgãos, resultando em insuficiência de múltiplos órgãos e morte. Então, se você desenvolve qualquer um dos sintomas de peritonite, é essencial que você procure uma avaliação médica imediata para evitar complicações potencialmente fatais.
Sintomas
Os primeiros sintomas da peritonite são falta de apetite e náuseas, dor abdominal maçante que rapidamente se transforma em dor abdominal intensa e persistente, e que é agravada por qualquer movimento.
Outros sintomas relacionados à peritonite podem incluir:
- Sensibilidade abdominal
- Calafrios
- Febre
- Líquido no abdômen
- Sede extrema
- Urinar menos do que o habitual
- Dificuldade de evacuação
- Vômitos
Causas da peritonite
Os dois tipos principais de peritonite são peritonite primária espontânea, uma infecção que se desenvolve no peritoneu, e a peritonite secundária, infecção que geralmente se desenvolve quando uma lesão ou infeção na cavidade abdominal, permite organismos infecciosos no peritoneu.
Ambos os tipos de peritonite são fatais. A taxa de morte por peritonite depende de muitos fatores, mas pode ser tão elevada, cerca de 50% em pessoas que sofrem de cirrose.
Os fatores de risco mais comuns para peritonite espontânea primária incluem: doença do fígado com cirrose, doença que provoca um acúmulo de líquido abdominal, que pode ser infectado.
Insuficiência renal recebendo diálise peritoneal. Esta técnica, que envolve a implantação de um cateter no interior do peritoneu utilizado para remover os resíduos do sangue de indivíduos com insuficiência renal. A doença está ligada a um maior risco de peritonite devido a contaminação acidental do peritoneu por meio do cateter.
As causas mais comuns da peritonite secundária incluem: ruptura do apêndice, úlcera de estômago, doenças digestivas como doença de Crohn e diverticulite, pancreatite, doença inflamatória pélvica, perfuração do estômago, intestino, vesícula biliar, trauma para o abdômen (como uma lesão de uma faca ou uma ferida de bala).
Tratamentos para peritonite
Se você é diagnosticado com peritonite, você será internado em um hospital imediatamente. Normalmente, você vai começar a receber antibióticos intravenosos ou medicamentos antifúngicos para tratar a infecção. Os tratamentos podem incluir fluidos intravenosos, medicamentos para manter a pressão arterial e suporte nutricional.
Se você possuir peritonite associada a diálise, poderá receber medicamentos que são injetados diretamente no tecido peritoneal, uma estratégia que algum estudos têm relatado ser mais eficaz do que os medicamentos intravenosos.
Em muitos casos, é preciso a cirurgia de emergência, especialmente se a peritonite foi causada por doenças como apendicite, uma úlcera de estômago perfurado ou diverticulite.
Durante a sua hospitalização, você será acompanhado de perto para sinais de sepse e choque séptico, que normalmente exigem transferência imediata para uma unidade de cuidados intensivos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Cirrose: o que é e como tratar
Apendicite! Todos podemos ter?
Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral
Problemas digestivos quando procurar um médico?
Médico mostra o que provoca os problemas intestinais e digestivos e como evitar
Cuide dos seus rins: como prevenir cálculo renal e outras complicações