A azia é uma sensação dolorosa de queimação (ardor) bem abaixo ou atrás do esterno. Ela geralmente vem do esôfago e, não raro, é confundida com doenças como refluxo ou gastrite. A azia causa uma dor que às vezes sobe pelo peito e pode se irradiar para o pescoço ou a garganta.
Conheça melhor o problema e aprenda algumas formas de combater a azia, esse ardor no estômago que provoca sabores bem desagradáveis na boca de cerca de 20 milhões de brasileiros.
Conheça as principais causas da azia
Normalmente, quando a comida ou a bebida entram no estômago, uma faixa muscular no final do esôfago fecha o órgão. A faixa é chamada de esfíncter esofágico inferior (EEI). Se ela não se fechar corretamente, o conteúdo do estômago pode voltar para o esôfago. Esse material, que ainda não foi completamente digerido, pode irritar o esôfago, provocando a queimação.
Na maioria dos casos a azia é um refluxo de ácido. Ou seja, alguns dos sucos gástricos que se encontram normalmente no estômago – como o ácido hidroclorídrico, a substância corrosiva usada nas indústrias para limpar o metal -, recuam até ao esôfago, o tubo entre o estômago e a boca.
Se o problema for constante, pode se tratar mais precisamente da doença do refluxo.
Entre as causas, também entramos a gravidez e o uso de certos medicamentos, como:
- Anticolinérgicos
- Betabloqueadores para pressão arterial alta ou doença cardíaca
- Bloqueadores dos canais de cálcio para pressão arterial alta
- Drogas semelhantes à dopamina para doença de Parkinson
- Progestina para sangramento menstrual anormal ou controle de natalidade
- Sedativos para ansiedade ou insônia
- Teofilina
- Antidepressivos tricíclicos
Atenção! Se você consome um ou alguns dos medicamentos citados acima e acredita que ele(s) possa(m) ser responsável por crises de azia, consulte seu médico imediatamente.
Como combater a azia
Para combater a azia, evite os alimentos e as bebidas que possam causar a queimação, como:
- Álcool
- Cafeína
- Bebidas gaseificadas
- Chocolate
- Frutas e sucos cítricos
- Menta e hortelã
- Alimentos picantes ou gordurosos, produtos derivados de leite integral
- Tomate e molho de tomate
Além disso, não exagere na quantidade de comida: os ácidos gástricos podem ser empurrados à força para o esôfago se houver muita comida no estômago.
Para combater a azia, é importante não se deitar se estiver sentindo a queimação: a gravidade jogará contra você e você correrá o risco de ter um refluxo maior se você se deitar. Se não houver outro jeito, deite-se, mas com vários travesseiros, de forma que sua cabeça permaneça inclinada.
Tome um antiácido: antiácidos como Maalox ou Vingel, costumam produzir alívio rápido a azias ocasionais.
Tratamento caseiro para combater a azia
Existem tratamentos caseiros bem simples que podem ajudar a combater a azia. É o caso do xarope de erva-doce com hortelã.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de erva-doce
- 2 colheres de sopa de folhas de hortelã
- 1/2 xícara de mel
Modo de preparo
Amasse a erva doce e a hortelã com o cabo de uma colher de pau até formar uma pasta. Acrescente o mel e deixe descansar na geladeira por 6 horas. Coe e tome 1 colher de sopa 3 vezes por dia.
Contraindicações! O xarope de erva-doce com hortelã é contraindicado em caso de úlcera gástrica e não deve ser utilizado em crianças com menos de 12 anos de idade.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia
5 Remédios para azia que realmente funcionam
Azia na gravidez? Saiba como aliviar os sintomas
Gastrite: como identificar os sintomas
Você tem problemas de refluxo? Pode ser uma patologia: entenda a doença do refluxo