Filhos

Jogos, brincadeiras e atividades para crianças a partir dos 10 anos

Por Redação Doutíssima 21/04/2014

Por volta dos 10 anos de idade, as crianças já não querem mais fazer as mesmas brincadeiras de antes. Esta é uma fase de transições, na qual as crianças começam a entre na pré-adolescência e, claro, não querem ser tratadas como bebês. O problema é que alguns jogos e atividades para crianças que eles faziam antes já se tornaram muito infantis, porém é importante lembrar que, ao mesmo tempo em que elas não são mais bebês, eles ainda são um jovens demais para as atividades dos adolescentes.

Nosso guia vai ajudar você a encontrar maneiras adequadas e divertidas para manter a criançada entretida. Conheça agora atividades para crianças que já não são mais tão crianças assim!

atividades para crianças

 

Brincadeira de criança: quais são as melhores atividades para crianças de 10 anos?

 

Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma das atividades para crianças que, além de divertida, ajuda no desenvolvimento cognitivo, pois demanda bastante reflexão, estratégia e criatividade. Dê várias dicas durante a brincadeira, como pistas escritas ou fotos. Ou inclua atividades em que é preciso tirar fotos de itens ou onde cada equipe deve filmar coisas, situações e cenários listados em um papel. Escolha o que for mais adequado e viável ao seu grupo de crianças.

 

 

“Twister”

Pegue um jogo de “Twister” e deixe as crianças se divertirem fazendo contorcionismos com o jogo. Basta colocar a parte do corpo designada na cor indicada na roleta que acompanha o jogo e não cair durante a brincadeira.

 

 

 

Festa da dança

A dança é uma das melhores atividades para crianças – e serve para crianças de todas as idades. Abra um espaço onde as crianças possam tocar suas músicas favoritas e dançar à vontade. Se não tiver um rádio por perto, configure um iPod com alto-falantes conectados. Ou pode até mesmo ligar a televisão e procurar alguns vídeos de música. Outra atividade que pode ser bastante divertida é providenciar um aparelho de karaokê e deixar as crianças se revezarem cantando as suas canções favoritas, enquanto os outros se divertem e dançam junto.

 

 

Festa à fantasia

É verdade que todo mundo adora fantasias. É o momento em que todos podemos ser tudo – ou quase – o que desejamos. Com as crianças não é diferente. Monte um espaço com materiais de beleza, roupas engraçadas ou fantasias e deixe que os jovens soltem a imaginação nas produções. Organize jogos e desfiles para animar a garotada.

 

 

atividades para criançasTorneio de “Wii Sports” ou outros games
Na geração deles não dá para negar: eles já nasceram sabendo. Use a tecnologia disponível a seu favor. Inicie um torneio esportivo ou uma batalha de dança. Os videogames atuais têm como vantagem a necessidade de se movimentar para jogar. Os jogos de esportes são fáceis de usar, por isso mesmo alguém que nunca tenha jogado antes pode ter uma chance. Veja quem pode derrubar o maior número de pinos de boliche no Wii, faça algumas batidas no jogo de beisebol, balance sua raquete no tênis, dispute pela a maior pontuação no golfe ou desafiem uns aos outros em um esporte diferente e fiquem se revezando para jogar com o vencedor.

 

 

Saiba por que brincar é tão importante para o desenvolvimento das crianças:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Não é brincadeira! Videogame pode ser importante no tratamento do autismo

Jogos, brincadeiras e atividades para jovens

Brincadeiras e atividades para crianças entre 5 e 10 anos

5 Brincadeiras em família para todas as idades

4 Brincadeiras para avós e netos

5 brincadeiras em família para um dia chuvoso

Qual é a melhor brincadeira para cada idade?