Muitas pessoas podem sofrer com a desidratação devido à diarreia ou ao calor excessivo. Isso ocorre principalmente com as crianças, e nesses casos o soro caseiro é usado como forma de repor sais minerais no organismo. Essa receita antiga já salvou milhares de vidas, mas segundo especialistas deve ser a última opção de tratamento caseiro.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a diarreia mata cerca de 760 mil crianças por ano devido à desidratação – essa última a segunda principal causa de morte de crianças menores de cinco anos.
Soro caseiro pode salvar vidas
De acordo com a revista científica britânica The Lancet, a descoberta de que o transporte de sódio e glucose ao intestino delgado acelera a absorção de glucose e água é talvez o mais importante avanço médico do século passado.
E isso é possível com uma combinação simples de ingredientes, os quais deram origem ao soro caseiro. Uma solução de açúcar, sal e água, ingredientes que podem ser encontrados em qualquer cozinha, muitas vezes já basta para salvar a vida de uma criança.
Em 1968, pesquisadores em Bangladesh e Índia descobriram que a adição de glicose à água e o sal em proporções adequadas ajudavam o líquido a ser absorvido através da parede intestinal. Assim, qualquer pessoa que sofria de diarreia poderia substituir líquidos perdidos e sais simplesmente bebendo essa solução.
As primeiras aplicações ocorreram em 1971, durante a guerra da independência de Bangladesh, quando surtos de cólera varreram campos de refugiados. Das 3.700 vítimas tratadas com a solução, mais de 96% sobreviveram.
Quando usar a combinação
Essa solução oral pode tratar a maioria das formas de desidratação. Para grande parte dos problemas que ocasionam perda de líquidos – diarreia, vômitos, sudorese excessiva, perda de sangue – a reidratação oral é capaz de repô-los ao corpo em níveis adequados.
Não é por outro motivo que esse remédio caseiro é recomendado para crianças com diarreia e mulheres grávidas com enjoos matinais. Além disso, ele é benéfico para outras pessoas com desidratação moderada – formas mais graves devem ser acompanhadas por médico que irá prescrever o tratamento adequado.
No entanto, alguns especialistas indicam que o soro caseiro deve ser a última opção. O principal motivo é que nem sempre as pessoas prestam atenção na dosagem dos componentes na hora do preparo – para isso, deve ser usada uma colher-medida.
A solução funciona apenas quando usadas as quantidades exatas de cada ingrediente, caso contrário é capaz inclusive de contribuir para uma piora médica.
O Ministério da Saúde do Brasil distribui gratuitamente em postos do país uma solução em pó do soro de reposição oral já pronto – tudo com as quantidades ideais, necessitando apenas a adição de água.
Receita de soro caseiro
A receita do soro caseiro é muito simples. Para isso, você vai precisar de uma colher-medida, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Então, basta usar um copo cheio de água fervida ou filtrada, a medida rasa menor da colher de sal e duas medidas rasas da parte maior da colher de açúcar.
Outra opção mais recomendada é usar a solução já pronta, misturando todo o envelope em um litro de água fervida ou filtrada. Guarde em uma garrafa limpa e use em até 24 horas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!