Especialidades > Qualidade de vida

Saúde do sistema circulatório reflete diretamente na longevidade. Saiba o que fazer para cuidar bem do seu coração

Por Redação Doutíssima 12/05/2014

A relação entre o sistema circulatório e a longevidade da vida de uma pessoa é muito forte e clara. O infarto e o derrame são as principais causas de morte entre adultos na sociedade hoje em dia. Logo, para garantir uma vida longa, o indivíduo precisa, indubitavelmente, cuidar do seu sistema circulatório.

Além de uma vida mais duradoura, esse maior cuidado com o sistema circulatório também se reflete na qualidade de vida que a pessoa leva. O corpo se desgasta com o tempo e é exatamente por essa razão que a manutenção de todos os sistemas é tão importante.

Sistema circulatório não se restringe ao coração e está presente em todo corpo. Foto: Shutterstock

Sistema circulatório não se restringe ao coração e está presente em todo corpo. Foto: Shutterstock

Estar com tudo funcionando e o organismo em ordem é um dos desafios do homem dos tempos modernos. Pode-se dizer que o coração e o cérebro são os dois órgãos mais importantes do corpo humano e eles precisam de cuidados especiais.

Vale lembrar que o sistema circulatório não se baseia apenas no coração, no entanto, mas que ele está presente em cada milímetro de corpo. Dividido entre veias, artérias, sangue e vasos, o sistema circulatório é responsável por levar sangue oxigenado a todas as partes do corpo, fazendo-o funcionar adequadamente.

Cuide do seu sistema circulatório

Para manter seu sistema circulatório em plena capacidade, é importante adaptar-se a uma dieta balanceada, primeiramente. Isso se alcança ingerindo alimentos variados e não abusando de comidas com altas taxas de sal, açúcar e gordura. Consumir muitas frutas, verduras e fibras também garante um funcionamento muito melhor deste sistema. Para ter certeza do que ingerir e a quantidade de cada alimento, consulte um nutricionista para esclarecer essas dúvidas.

Assim como a dieta balanceada, os exercícios físicos também são grandes mocinhos no cuidado com o sistema circulatório. Eles geram uma sensação de bem-estar e fazem com que o sistema trabalhe melhor, bombeando sangue e oxigenando o corpo.

Não precisa ser nada muito forte: uma caminhada de 40 minutos, no mínimo três vezes por semana já está ótimo! Pessoas com mais idade devem consultar seu médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade física para garantirem que elas são liberadas para os exercícios.

Outros cuidados

Abandone os vícios prejudiciais à saúde. Quem fuma sofre muito mais riscos de doenças cardiovasculares do que os não fumantes. Então, se você fuma, procure parar. Um bom clínico geral pode auxiliar nessa tarefa. Pense que pode ser complicado no início, mas vai valer a pena. Seu corpo inteiro vai agradecer.

Para quem já sofre com doenças como hipertensão, diabetes ou colesterol, a melhor saída é seguir tudo o que foi prescrito pelo médico, evitando ao máximo os fatores de risco. Quanto mais complicações surgirem, pior é para cuidar do sistema circulatório.

E, por último: seja feliz. Sim, felicidade e bom humor estão completamente ligados à saúde do sistema circulatório. Doenças, mágoas e tristezas enfraquecem tanto o corpo que são capazes de causar doenças do coração e derrames. Quando você está feliz, a produção de estradiol e adrenalina, dois hormônios que em excesso fazem mal, é inibida. Sem esse tipo de hormônio no sistema circulatório, você é menos estressado, tem menos ansiedade e vive melhor.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite