Especialidades

Sofreu uma fratura por estresse? Saiba como a fisioterapia contribui para sua recuperação

Por Mayara Pinheiro 28/04/2014

As fraturas por estresses são mais comuns para atletas de impacto, mas podem ocorrer com qualquer pessoa. Saiba como tratá-las com a fisioterapia 

fratura por estresse

Quem pratica um esporte de impacto como a corrida sabe que está sujeito a sofrer, a qualquer momento da sua vida de atleta, algum tipo de lesão. E uma das contusões mais comuns entre os corredores é a fratura por estresse, que corresponde de 5% a 16% de todas as lesões dos praticantes da atividade, segundo informações do site oficial da Federação Paulista de Atletismo.

Embora as fraturas por estresse possam acometer todo o tipo de osso, elas são mais comuns em ossos que suportam o peso corporal, especialmente os membros inferiores. Estudos com corredores revelam maior incidência de fraturas por estresse na tíbia, seguida dos metatarsos, fíbula, fêmur e navicular.

Explicando a fratura por estresse

 

fratura por estresse

 

É um tipo de fratura incompleta que ocorre, normalmente, em ossos de carga, ou seja, aqueles submetidos à sobrecarga contínua ou estresse. como se fosse uma rachadura no osso. A causa está relacionada à fadiga do osso, provocada por sobrecarga de impacto ou torcional sobre o mesmo (overtraining) e o déficit de suporte da musculatura.

O tratamento mais importante é o descanso. As pessoas precisam descansar da atividade que causou a fratura por estresse, e se envolver em uma atividade livre de dor, durante seis a oito semanas que é o tempo que leva para se curar a maioria das fraturas de estresse. Se a atividade que causou a fratura por estresse é retomada muito rapidamente, aumentará as chances de desenvolvê-la novamente. A volta destas também pode levar a problemas crônicos, onde a fratura por estresse pode nunca curar corretamente.

O ideal é que você tenha um acompanhamento de vários especialistas como:

Médicos: para enfrentar a densidade óssea, problemas hormomal, cálcio, vitamina D, entre outros…

Nutricionista: para garantir uma nutrição adequada;

Podólogo: para avaliação biomecânica do pé;

Fisioterapeuta: para trabalhar todo o membro inferior e muscular do núcleo e da função articular;

Cirurgião ortopédico de intervenção cirúrgica: caso seja necessária uma intervenção mais séria.

Como evitar fraturas por estresse?

fratura por estresse

 

Ao participar de qualquer nova atividade esportiva, definir metas incrementais. Por exemplo, não partir imediatamente para correr cinco quilômetros por dia; em vez disso, gradualmente construir a sua quilometragem em uma base semanal.

Alternando atividades que realizam os mesmos objetivos da aptidão, o treino cruzado (cross-training) poderá ajudar a prevenir lesões como fraturas por estresse. Em vez de correr todos os dias para atender às metas cardiovasculares, corra em dias pares e nos dias ímpares faça um treino de bike. Adicione um pouco de treinamento de força e exercícios de flexibilidade, esta mistura poderá trazer um grande benefício.

Manter uma dieta saudável. Certifique-se de incorporar cálcio e alimentos ricos em vitamina D em suas refeições. Utilize o equipamento adequado. Não use velhos ou desgastados tênis. Seu fisioterapeuta irá realizar uma análise detalhada sobre todo seu músculo-esquelético;

Se a dor ou inchaço ocorrer, parar imediatamente a atividade e descansar por alguns dias. Se a dor persistir, consulte um ortopedista. É importante lembrar que, se você reconhecer os sintomas no início e tratá-los de forma adequada, você poderá retornar ao esporte em seu nível normal.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

UFC: Quais são as lesões mais comuns para os atletas de MMA

LCA – Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Saiba mais sobre a cifoplastia: indicada para fraturas da osteoporose

Entenda os riscos de uma fratura na coluna como no acidente de Ísis Valverde

Hipersensibilidade: sintomas, causas e tratamento

Cuidados com a transpiração do pés

Saiba tudo sobre Herpes: uma ferida que “nunca” se cura