Especialidades

Conheça os benefícios do sono para a saúde e saiba como ter uma boa noite de sono!

Por Redação Doutíssima 25/05/2014

Devido à vida agitada e corrida do dia a dia, nem sempre é possível ter uma boa noite de sono. No entanto, dormir é uma necessidade fisiológica que, quando não atendida, pode prejudicar a saúde. Não se pode ignorar os benefícios do sono para a saúde.

Dormir menos do que seis ou oito horas, ou acordar diversas vezes durante a noite, em decorrência de distúrbios, como apneia e insônia, pode causar mais malefícios ao organismo do que se imagina.

benefícios do sono para a saúde

Quem dorme bem, tem maior capacidade de memória e um raciocínio mais rápido. Foto: Shutterstock

O ideal é desfrutar dos benefícios do sono para a saúde. Na volta do trabalho, depois de um longo dia, é importante dormir profundamente e acordar renovado no dia seguinte. Uma boa noite de sono não tem apenas o papel revigorante. Ele também cumpre diversas funções essenciais para o nosso organismo.

Conheça os benefícios do sono para a saúde

São muitos os benefícios do sono para a saúde. Quem dorme bem, consegue ter uma maior capacidade de concentração, de memória, de raciocínio mais rápido e consegue ser mentalmente mais eficiente.

Também o sono adequado e satisfatório melhora o humor, reduz a ansiedade e potencializa o vigor para as atividades diurnas, possibilitando ainda uma melhora nas funções endócrinas, metabólicas, cardiovasculares, musculares e hormonais.

Combate de doenças

Entre os benefícios do sono para a saúde está a prevenção da obesidade. Durante o sono, o organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade. Com isto, quem tem dificuldades para dormir, produz quantidades menores desta substância. Além disto, quem dorme de seis a oito horas por dia queima mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado.

Outro dos benefícios do sono para a saúde está no combate à hipertensão. Uma noite de descanso profundo e ininterrupto está relacionada a bons níveis de pressão arterial, visto que uma noite mal dormida deixa o organismo em estado de alerta, aumentando a pressão sanguínea.

Também é evidente entre os benefícios do sono para a saúde o fortalecimento da memória. Pessoas que dormem bem e na quantidade recomendada absorvem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir.

Prevenção

Uma noite bem dormida ainda previne a depressão e favorece o desempenho físico. Isto porque, quando dormimos profundamente e sem interrupções, o organismo começa a produzir o hormônio GH, responsável pelo crescimento. Cabe a ele a missão de ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose.

Além disto, o sono ajuda a controlar a diabetes e atua diretamente na melhora do desempenho no trabalho, visto que os principais sintomas sentidos por uma pessoa que não dorme são sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informações e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trânsito e no trabalho

Como dormir bem

Para ter uma noite de sono agradável e satisfatória, evite ingerir álcool e bebidas e alimentos com cafeína, como café, chás e chocolates pelo menos quatro horas antes de ir dormir, e procure ir para a cama sempre no mesmo horário.

Se, ao deitar, você não conseguir pegar no sono em 30 minutos, saia da cama e procure realizar uma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler, para ajudar a dormir. Também procure se alimentar três horas antes de ir dormir para que a digestão seja feita completamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento