Dieta

Colesterol alto nem sempre é prejudicial: entenda o que as taxas significam

Por Redação Doutíssima 29/04/2014

O colesterol alto, geralmente, é visto com receio e com medo. No entanto, ele desempenha um papel essencial no organismo. Presente em todas as células do corpo, o colesterol é uma substância gordurosa que auxilia o processo de formação das membranas das células e é responsável pela síntese de hormônios, como a testosterona, o estrogênio e o cortisol.

Ele é considerado uma das grandes reservas de energia do corpo, fazendo parte da membrana de todas as células e da metabolização das vitaminas A, D, E e K. Além disto, também forma o tecido do cérebro e ajuda na produção da bile.

colesterol alto

Presença de colesterol alto no sangue aumenta o risco de infarto e de AVC. Foto: Shutterstock

No entanto, o colesterol alto no sangue pode se tornar prejudicial à saúde, aumentando o risco de infarto e de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Isto ocorre porque ele é um tipo de gordura que não se dissolve no sangue, o que pode fazer com que ela se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue em regiões importantes do corpo, como cérebro, coração e rins.

Colesterol alto, bom e mau

Para que o colesterol cumpra sua função de forma adequada, ele precisa ser transportado por meio da corrente sanguínea até alcançar os tecidos periféricos. Este processo se dá pela associação entre proteínas e colesterol, dando origem as lipoproteínas.

Enquanto que o HDL (alta densidade) retira o colesterol alto das artérias, facilitando a sua eliminação do organismo, o LDL (baixa densidade) se deposita nas artérias, provocando o seu entupimento. Em virtude disto, elas acabam sendo divididas em bom e mau colesterol.

Apresentar um nível de colesterol alto do tipo HDL é benéfico para a saúde, pois indica baixo risco de doença cardíaca, principalmente se o indivíduo conseguir manter o nível do colesterol LDL baixo. Dispor de um HDL alto é uma forma de proteção contra a aterosclerose.

Entendendo os níveis

– Quando os níveis de colesterol HDL forem maiores que 60 mg/dL, significa que o individuo está com sua melhor taxa de colesterol.

– Níveis entre 41 e 60 mg/dL são considerados normais. Já quando se encontram abaixo de 40 mg/dL, é sinal de perigo.

– No caso do colesterol LDL, ocorre o inverso. Se estiver maior que 190 mg/dL, é muito alto e, consequentemente, gera maior risco ao indivíduo.

– Entre 161 e 190 mg/dL, é considerado ainda colesterol alto, assim como quando se encontra entre 131 e 160 mg/dL.

– Somente quando os níveis ficam entre 101 e 130 mg/dL que a taxa de colesterol LDL é tida como normal. No entanto, o nível ideal só é registrado quando menor que 100 mg/dL.

Fatores de risco

A taxa de colesterol HDL pode ser elevada com o consumo de gorduras insaturadas encontradas no azeite, peixes e amêndoas. Além disto, os níveis do colesterol bom também podem subir com a prática de atividade física regular.

O colesterol alto só é positivo quando se trata do HDL. Fora ele, significa algum problema no organismo. Por isto, a qualquer sinal de colesterol alto, faça exames e tenha acompanhamento médico para verificar as suas taxas. Em paralelo, adote medidas e hábitos de vida que auxiliem a controlar o colesterol. Faça uma reeducação alimentar, pratique exercícios e evite o estresse. Sua saúde agradece!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Entendendo os exames laboratoriais: saiba o que é o colesterol total e quando ele é saudável

Veja quais são os riscos do colesterol na mulher e comece a mudar suas atitudes já!

Como reduzir o colesterol e o triglicérides com uma dieta bem planejada

O que é o derrame (AVC)

Conheça as principais sequelas do AVC

Quem são os vilões da alimentação: carboidratos, proteínas ou gorduras?

Gorduras que fazem mal