Especialidades

Conheça os problemas que afetam a fertilidade do casal e como evitá-los

Por Redação Doutíssima 19/05/2014

Quem nunca ouviu pelo menos um caso de infertilidade na família de um amigo, conhecido, ou até mesmo na sua? Apesar do problema da dificuldade em engravidar geralmente recair sobre a mulher, são inúmeras as possibilidades relacionadas à fertilidade do casal. Há empecilhos para ambos os sexos e, muitas vezes, nem ao menos conseguem ser identificadas.

A fertilidade do casal envolve muitos atributos, por isso, é importante que os dois sejam investigados. Quanto às mulheres, podem ocorrer problemas na ovulação, no transporte dos óvulos, na fertilização ou na implantação do embrião.

Quanto mais cedo procurar ajuda, maior será a chance do casal de obter sucesso. Foto: Shutterstock

Quanto mais cedo procurar ajuda, maior será a chance do casal de obter sucesso. Foto: Shutterstock

Outra problemática são as doenças sexualmente transmissíveis, como a endometriose, ovários policísticos, lúpus e distúrbios hormonais (incluindo os distúrbios da tireoide). Todos eles atrapalham e muito a fertilidade feminina. Pensando nisso, é recomendável que as candidatas a futuras mamães façam exames, incluindo testes hormonais e avaliação do útero, dos ovários e das trompas.

O que afeta a fertilidade do casal

Algumas mulheres pensam que o problema na fertilidade do casal está no uso de contraceptivos por um longo período. No entanto, a pílula anticoncepcional funciona pela ação de hormônios sintéticos que inibem a ovulação. Quando a paciente suspende o medicamento, seu organismo retoma o funcionamento normal e ovula a cada ciclo menstrual. Geralmente, é necessário que o corpo passe por um ou dois ciclos para regularizar essas funções.

Quanto ao homem, ele pode ser submetido à avaliação hormonal, ao teste clínico para detectar eventuais alterações anatômicas e ao espermograma. Este último verifica se os espermatozoides estão em quantidade, forma, motilidade e concentração normais.

Um problema bastante comum no público masculino é a varicocele, uma doença caracterizada pela presença de varizes nos testículos. Isso altera a produção e a eliminação dos espermatozoides. Estes fatores atrapalham e muito a fertilidade do casal.

Impactos da rotina

Eis uma das questões de total relevância quando se trata da fertilidade do casal: a rotina fatigante da vida moderna tem contribuído para o aumento da infertilidade feminina, principalmente porque as mulheres têm deixado para engravidar bem mais tarde, em torno dos 35 anos. Do lado masculino, a obesidade, estresse e poluição são os principais fatores para o aumento da infertilidade.

Após os 40, a proporção passa a ser de uma vitória a cada quatro tentativas frustradas. Há uma queda natural de fertilidade na mulher com o passar do tempo. Especialistas recomendam que, se após o período de um ano, a fertilidade do casal não propiciar a realização do sonho de ter um filho, ele procure ajuda médica.Quanto mais cedo procurar ajuda, maiores serão as chances do casal de obter sucesso.

Hábitos saudáveis

Adotar hábitos saudáveis pode ser a primeira etapa na tentativa de ter filho. Eles podem aumentar a fertilidade do casal. Para algumas pessoas engravidar exige uma longa caminhada e preparo por um longo tempo.

Uma das recomendações iniciais é parar com bebidas alcóolicas e de fumar. É necessário tentar manter uma alimentação saudável e comer a cada três horas. Evitar manter no cardápio alimentos com hormônios, carnes e leite. Esses produtos prejudicam a produção de espermatozoides.

Estatísticas dão conta de que 40% das mulheres obesas não ovulam. Portanto, emagrecer de forma saudável e acompanhada por um especialista é essencial para melhorar a fertilidade do casal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como saber se você esta mesmo no seu período bom para engravidar? Conheça os 4 sinais classicos da fertilidade

Conheça as principais causas da infertilidade feminina

Infertilidade conjugal: um problema mais que atual

Bacon, pizza e doces diminuem a fertilidade masculina, diz pesquisa

3 Maneiras de aumentar a fertilidade: como aumentar sua fertilidade

Quero engravidar: 8 Mitos sobre a fertilidade

7 Perguntas e respostas sobre a infertilidade


Sites parceiros