Estética

Tratamento com Criolipólise elimina até 25% da gordura localizada

Por Redação Doutíssima 28/05/2014

Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a criolipólise é um tratamento para eliminar a gordura localizada sem a necessidade de uma cirurgia. Trata-se de um método não invasivo que elimina até 25% da gordura localizada por resfriamento.

A criolipólise é feita por meio de um aparelho específico cujos aplicadores são acoplados nas diferentes áreas do corpo, realizando uma sucção da pele e da porção de gordura localizada. Ao ser colocado na superfície da pele, o método faz com que as células de gordura fiquem congeladas a temperaturas negativas para serem destruídas.

Criolipólise é opção para quem possui gordura localizada em determinadas áreas. Foto: Shutterstock

Criolipólise é opção para quem possui gordura localizada em determinadas áreas. Foto: Shutterstock

Como age a criolipólise

O resfriamento controlado age danificando de forma seletiva as células adiposas, que são mais sensíveis ao frio, sem causar qualquer dano a nervos, músculos e outras estruturas próximas. Para isto, o aparelho da criolipólise é adaptado para cada área do corpo. Para a região da barriga, por exemplo, existe uma ponteira grande, enquanto que, para as costas e as laterais da barriga, é utilizada uma ponteira menor.

A eliminação das estruturas dos adipócitos destruídas com a baixa temperatura se dá pelo sistema imune. Em contato com a baixa temperatura, as células de gordura se rompem totalmente, fazendo com que o corpo entenda que elas não fazem mais parte do organismo.

Com isto, a gordura no interior das células é conduzida ao fígado pelo sistema linfático para sua metabolização. Uma vez que o sistema linfático leva apenas uma pequena quantidade diária de gordura para ser metabolizada, não há risco de que ele sobrecarregue o fígado neste processo.

Aplicação da criolipólise

Em nenhum momento, a criolipólise deve ser vista como uma forma de tratamento para sobrepeso ou obesidade. A técnica é uma opção para pessoas que tenham gordura localizada em algumas regiões corporais, sendo capaz de eliminar até mesmo aquela gordura incapaz de ser combatida com dieta e exercícios físicos.

No entanto, o procedimento só pode ser feito nas regiões do corpo que se adaptam melhor as ponteiras. Utilizar a criolipólise no rosto, por exemplo, não é possível, visto que o aplicador não se encaixa na área facial.

Não há necessidade de nenhuma preparação específica antes de alguém se submeter a criolipólise e é permitido consumir alimentos e se exercitar normalmente antes e depois do tratamento.

Durante o procedimento podem ocorrer pequenas dores no momento da sucção proporcionada pelo aparelho. No entanto, após o congelamento da gordura, a região fica anestesiada. O tratamento pode ser feita em mais de uma região no mesmo dia sem riscos ao paciente.

Resultados da criolipólise

Com apenas uma sessão, já é possível observar os resultados da criolipólise, alcançando uma redução de 20% a 25% da gordura localizada na região tratada. O resultado é ainda mais visível a partir do décimo dia após a quebra da gordura.

Contudo, dependendo do caso, podem ser necessárias mais sessões. Caso a gordura removida na primeira sessão não tenha sido suficiente, uma segunda sessão pode ser realizada após dois meses do primeiro procedimento.

Apesar dos resultados positivos da criolipólise para a queima de gordura, a técnica não deve ser utilizada para manutenção do corpo. Para manter o resultado obtido com o tratamento, o indivíduo deve evitar o ganho de peso por meio de hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e a prática de atividade física.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite