Primeiros Socorros

Nada de pânico: saiba o que fazer em casos de sangramento nasal?

Por Redação Doutíssima 13/06/2014

O sangramento nasal nada mais é que a perda de sangue do nariz. Ele geralmente ocorre mais em apenas uma narina. Apesar de assustar, o sangramento nasal é muito comum e raramente têm potencial fatal. Na maioria dos casos, o sangramento nasal ocorre por causa de irritações ou resfriados simples.

Entenda o sangramento nasal

O nariz contém muitos vasos sanguíneos pequenos que sangram com facilidade. O ar que se movimenta pelo nariz pode secar e irritar as membranas que revestem o interior do nariz, formando crostas. É aí que está a origem do sangramento nasal: essas crostas sangram quando irritadas por fricção, retirada ou ao assoar o nariz.

Nariz contém muitos vasos sanguíneos pequenos que sangram com grande facilidade. Foto: Shutterstock

Nariz contém muitos vasos sanguíneos pequenos que sangram com grande facilidade. Foto: Shutterstock

O sangramento nasal pode ser causado por diversos fatores, como rinite alérgica, um objeto impactado no nariz, barotrauma, assoar o nariz com muita força, irritantes químicos, lesão direta ao nariz (incluindo fratura nasal), uso excessivo de aerosois nasais descongestionantes, espirros repetitivos, cirurgia na face ou no nariz, ingestão de grandes doses de aspirina ou de anticoagulantes, infecção do trato respiratório superior e ar muito frio ou muito seco.

Os casos de sangramento nasal ocorrem esporadicamente, porém, quando eles se repetem, podem significar um sintoma de outras doenças, como pressão arterial alta, alergias, distúrbio hemorrágico ou tumor no nariz ou seios nasais. Neste caso, é aconselhável que se procure um especialista, que poderá melhor avaliar o sangramento nasal.

Como reagir ao sangramento nasal

A primeira coisa que deve ser feita ao se perceber um sangramento nasal é sentar e apertar, suavemente, a porção mole do nariz entre o polegar e o dedo, de modo que as narinas fiquem fechadas. Faça isso durante dez minutos. Neste pequeno intervalo de tempo, respire pela boca e inclina-se para frente, evitando engolir o sangue.

Caso não funcione, o que é muito raro, e o sangramento nasal persista, aplique compressas frias ou de gelo na ponte do nariz. Jamais obstrua o interior do nariz com gaze ou qualquer outro objeto. Na presença de um sangramento nasal não é recomendado que a vítima fique deitada. Após o sangramento nasal, a pessoa deve evitar fungar ou assoar o nariz.

Se o sangramento nasal não parar após 20 minutos, procure um médico com urgência. Outra situação que merece atenção é quando o sangramento nasal ocorrer após uma lesão no crânio. Neste caso, a ocorrência pode indicar fratura de crânio, sendo necessária a realização de uma radiografia.

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar a causa de sangramento nasal em um indivíduo, são necessários exames como hemograma completo, endoscopia nasal (exame do nariz por meio de uma câmera), medições do tempo de tromboplastina parcial, protrombina e investigação por trauma craniano do nariz e seios nasais.

O tratamento geralmente depende da causa do sangramento nasal, podendo incluir controle da pressão arterial, fechamento do vaso sanguíneo usando calor, corrente elétrica ou bastões de nitrato de prata, tamponamento nasal, redução de nariz fraturado ou remoção de corpo estranho, redução do volume de anticoagulantes ou suspensão da aspirina, entre outros.

O especialista que trata possíveis causas de sangramento nasal é o otorrinolaringologista. Para aqueles que enfrentam problemas respiratórios, é recomendável o uso de um umidificador doméstico ou um vaporizador para devolver a umidade ao ar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite