Clínica Geral

Healthbook: conheça o aplicativo de saúde da Apple

Por Redação Doutíssima 16/06/2014

Um aparelho capaz de registrar dados sobre a sua saúde, seria isso possível? Esta é uma das grandes apostas e uma das principais novidades da Apple. A empresa multinacional norte-americana recentemente divulgou pesquisas sobre o chamado Healthbook, um aplicativo que promete conter uma espetacular central de saúde do corpo humano.

Como funciona o Healthbook

O Healthbook se baseia no envio das informações através de dados do iPhone, do relógio inteligente iWatch e de outros dispositivos de comunicação móvel. A finalidade do aplicativo é gerenciar desde os exercícios físicos do usuário, até os seus exames de sangue.

Na palma da mão, aplicativo Healthbook terá dados sobre a saúde do usuário. Foto: Shutterstock

Na palma da mão, aplicativo Healthbook terá dados sobre a saúde do usuário. Foto: Shutterstock

A ideia é que a Apple inclua o Healthbook na próxima edição do iOS, o sistema operacional do iPhone e do iPad. O aplicativo Healthbook foi largamente descrito num artigo publicado por Mark Gurman, do site 9to5Mac, que costuma ser confiável ao divulgar notícias desse tipo. Ele detalha as funções do Healthbook e afirma ter obtido as informações de diversas fontes ligadas à Apple.

O desenho do Healthbook é baseado no Passbook, que faz parte do iOS, e é usado para armazenar coisas como passagens de trem e ingressos para shows. Uma espécie de carteira virtual com diversos cartões dentro.

Já o Healthbook, teria um cartão com informações do usuário para emergências. Ainda, os dados armazenados mostrariam informações importantes sobre o peso, estatísticas de exercícios feitos, sobre a quantidade de calorias queimadas, entre outros. É possível que ele fique disponível na tela de desbloqueio.

Em outros cartões, seriam depositados dados relacionados à atividade física, hidratação, sono, alimentação, peso corporal e demais parâmetros médicos. Muitas dessas coisas já são tema de aplicativos para iPhone e Android. O Galaxy S5, da Samsung, tem até um sensor de batimentos cardíacos. E há aplicativos que medem esse parâmetro usando a câmera do smartphone inclusive para detectar as pulsações.

Embora a Apple pareça ter planos maiores, algumas imagens do Healthbook, publicadas pelo 9to5Mac, mostram um cartão (Bloodwork) dedicado a parâmetros sanguíneos. No entanto, Gurman declara que as funções desse cartão ainda são um tanto vagas.

Rumores sobre o Healthbook

Os rumores do lançamento do Healthbook ficaram ainda mais intensos depois que diversos dispositivos que prometiam fazer coisas similares começaram a ser lançados, dentre pulseiras inteligentes. O nome do aplicativo como Healthbook, segundo fontes da própria Apple, já estaria em fase final de criação, o que indica que em breve chegará aos aparelhos da marca.

Há indícios de que o Healthbook estará intimamente ligado ao iWatch, relógio inteligente que a Apple pretende lançar em breve e ainda, segundo boatos, o dispositivo será capaz, por meio do Healthbook, de ler os níveis de glicose no organismo ou até mesmo os níveis de hidratação do usuário durante alguma atividade física em um clima mais quente, por exemplo.

Entretanto, a Apple ainda não se manifestou oficialmente: não confirma e nem desmente as supostas imagens do aplicativo e especulações sobre as suas funcionalidades. Resta-nos aguardar os próximos meses para ver se esse aplicativo Healthbook chega ao mercado, em parceria com a nova versão do iOS 8.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Tablets: como usar essa tecnologia em benefício da família

Conheça o TecnoNutri: um super aplicativo para te ajudar na dieta

Conheça o aplicativo de primeiros socorros do Dr. Drauzio Varella que pode salvar vidas

5 Aplicativos de celular para mães conectadas

5 Aplicativos especiais para os papais

Cinco aplicativos de celular para turbinar seus exercícios