Remédios Caseiros

Remédios caseiros e medicina alternativa: conheça o poder das plantas que curam

Por Redação Doutíssima 25/03/2014

plantas que curam

Conheça o poder das plantas que curam:

Se pararmos um pouco para olhar em volta e refletir perceberemos que tudo o que temos vem da natureza. O meio ambiente não é um lugar longínquo: ele é onde estamos, e o que somos. Assim como os organismos vivos que na maioria das vezes se autorregeneram, podemos utilizar de outros organismos para curar doenças que tenham nos afetado como humanos.

De tradições ancestrais aos dias de hoje, as plantas sempre foram fonte de cura para inúmeros desconfortos. De um mal-estar estomacal à prevenção do câncer. As possibilidades são várias e diversas – como a natureza – e você descobrirá um pouco mais sobre isso logo abaixo:

Plantas que curam o diabetes

Antes de tudo, uma informação importante: ainda não existe cura médica para o diabetes tipo 1 e a insulina deve continuar sendo tomada como na prescrição médica. No entanto, certas plantas podem ajudar no controle de insulina, como é o caso da:

Gymnema Sylvestre

Também conhecida como gurmar ela é uma erva que cresce nas florestas tropicais da índia e é tradicionalmente utilizada para controlar os níveis de insulina no corpo. O ácido gymnico é o responsável pela harmonização dos níveis de açúcar no sangue, algo extremamente importante para os portadores de diabetes tipo 1 ou 2. Esta erva pode ser encontrada para consumo através de cápsulas vegetais.

Feno grego

Trigonella foenum greacum é o nome original do Feno Grego, que possui uma grande quantidade de fibras e alcaloides que ajudam no processo hipoglicêmico. O pâncreas é estimulado a produzir uma quantidade de insulina capaz de reduzir os efeitos do diabetes tipo dois.

Melão amargo

Ele cresce em climas tropicais como os encontrados no Caribe e no leste da África. A erva é extraída da fruta ainda verde da planta da pêra de bálsamo, transformando-se em extrato puro de melão amargo. Como ele é enriquecido com ferro e vitaminas A e C, os níveis de açúcar são rapidamente regulados, o que promove o equilíbrio da insulina no corpo.

Plantas que colaboram na cura do câncer

O uso de ervas na cura do câncer data de muitos séculos. Embora controvérsias existam, justamente por estes tratamentos não serem reconhecidos pelos órgãos oficiais, é válido dizer que muitos dos medicamentos têm como base ervas medicinais.

Mayapple

O programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos do NCI (National Cancer Institute) comprovou que esta erva foi capaz de destruir tumores em ratos. Todavia, devido ao seu caráter tóxico, o uso foi suspenso até os anos 1960. Décadas depois um outro laboratório elaborou uma fórmula capaz de inibir a toxicidade deixando-a passível de uso pelos seres humanos.

Cogumelo fungi

Descobriu-se que os polissacarídeos presentes no cogumelo fungi possuíam funções antitumor. Tradicionalmente, japoneses e chineses já util

plantas que curam

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais

7 Coisas que você precisa saber sobre as plantas medicinais
Aprenda a fazer um remédio caseiro para sinusite
4 Remédios caseiros para acelerar a cicatrização
3 Remédios caseiros para tontura
Conheça remédios caseiros que são aprovados em pesquisas científicas
Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia
Aprenda a fazer um tratamento de choque caseiro para os cabelos