Clínica Geral

Saiba as causas e o tratamento para hemorroida interna

Por Redação Doutíssima 27/12/2014

A hemorroida interna pode ser provocada por diversos fatores. Entre eles, os mais comuns são: esforço para evacuar, prisão de ventre, obesidade, gravidez, tabagismo, cirrose, histórico familiar de hemorroidas, sexo anal, dieta pobre em fibras, “segurar” as fezes quando está com vontade de defecar e períodos logos sentado no vaso sanitário.

 

As hemorroidas se formam após um aumento da pressão nas veias do ânus ou uma fraqueza nos tecidos da região anal.

hemorroida interna

Intervenção cirúrgica pode ser necessária em casos mais graves. Foto: iStock, Getty Images

 

Mas, afinal, o que são hemorroidas?

As hemorroidas são veias dilatadas que inflamam na região do ânus e do reto. Elas podem causar coceira, dor e sangramento. São divididas em: interna (quando está escondida dentro do reto) ou externa (quando fica localizada ao redor do ânus). Os tratamentos dependem do grau e da localização, variando entre pomadas e, até mesmo, um procedimento cirúrgico.

 

A hemorroida interna

A hemorroida interna é aquela que acontece dentro do reto, podendo ser dividida em quatro graus diferentes. No grau I, elas não prolapsam (caem para fora) através do ânus. No grau II, ela prolapsa pelo ânus durante a evacuação e volta para sua posição original depois.

 

No grau III, a hemorroida fica prolapsada através do ânus e só retorna para dentro com auxílio manual. Já no grau IV, a hemorroida interna fica prolapsada através do ânus e não retorna para o reto nem com ajuda manual.  

 

No grau I, a hemorroida interna não é visível. No grau II, ela passa despercebida porque o ânus é um local de difícil visibilidade. Esse tipo de hemorroida não costuma provocar dor, já que o canal anal e o reto possuem poucos impulsos dos nervos.

 

Tratamento para hemorroida interna

Em geral, existem dois tipos de tratamento para hemorroidas: o conservador (feito com base em remédios, dieta, pomadas e banho de assento) e o cirúrgico. Para começar a tratar o problema, preferem-se os métodos convencionais, tanto para hemorroida interna quanto externa, sem necessidade de procedimento cirúrgico.

 

Cuidando das hemorroidas em casa

Existem tratamentos caseiros que podem curar a hemorroida. Alguns cuidados também auxiliam a manter a região anal livre das complicações causadas por ela. Manter o ânus limpo é o primeiro passo para cuidar das hemorroidas. Lave-se com um pano suavemente, com água quente e sabão neutro.

 

Enxague com cuidado e seque com um pano limpo. Dê preferência aos lenços umedecidos ao invés de papel higiênico. Cremes e pomadas de uso tópico podem ajudar. Utilize os mesmos produtos para assaduras, preparados H e cremes de hidrocortisona.

 

Verifique se há Hamamélide e Aloe Vera, já que esses ingredientes aliviam e lubrificam a área do ânus. Aplique com um algodão ou pano suave. Beba bastante água. Manter-se hidratado é uma boa maneira de auxiliar na digestão, facilitando o momento de defecar.

 

Coma alimentos com fibras, já elas são ótimas para amolecer as fezes. Além disso, aumente sua ingestão de grãos integrais, sementes, frutas, vegetais e legumes.

 

Banhos de assento aliviam as hemorroidas. Use uma pequena banheira com água morna e sente-se por cerca de 20 minutos. Se achar necessário, repita duas ou três vezes ao dia. Ao sair, seque com uma toalha cuidadosamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!