Guia do Crossfit

Posso comer antes de malhar? Saiba quais as melhores opções para conciliar os horários das refeições e treinos

Por Redação Doutíssima 10/05/2014

Na eterna busca pelo corpo perfeito, todo mundo deseja malhar e ver os resultados o mais rápido possível. No entanto, as pessoas se esquecem que a alimentação está diretamente ligada a atividade física.  Além disso, comer antes de malhar será uma escolha adequada?

É por meio da alimentação que se alcançam os níveis de energia necessários para encarar um treino de musculação. O músculo precisa ter energia suficiente disponível para poder trabalhar com eficiência. Por isto, pode ser interessante comer antes de malhar, priorizando sempre alimentos nutritivos, pois estes possibilitarão um rendimento físico melhor e mais significativo.

Alimentação concede a energia necessária para encarar um treino de musculação. Foto: Shutterstock

Alimentação concede a energia necessária para encarar um treino de musculação. Foto: Shutterstock

Comer antes de malhar: sim ou não?

Comer antes de malhar não significa que seja necessário comer demais. Durante a digestão, o corpo envia uma grande quantidade de sangue para o estômago, sendo que, ao treinar, braços e pernas também precisam ser irrigados, o que pode causar desconfortos, como tontura e queda no rendimento.

“A opção de comer antes de malhar vai depender do que você comeu. Obviamente que comer muito antes de qualquer atividade física é prejudicial e não é recomendado”, salienta o personal trainer e Head Coach de CrossFit Plínio Rangel Júnior.

Ao mesmo tempo, ele acredita que se a pessoa não dispõe de outro horário para exercitar-se a não ser após uma refeição maior, como o almoço, o melhor é que o faça assim mesmo, optando por comer antes de malhar.

“Isto é melhor do que não fazer. Há pessoas que não conseguem, nestes casos de pouco tempo, treinar e depois alimentar-se, pois se sentem fracas e sem energia para fazer a atividade. Então, o melhor a fazer é adaptar-se”, afirma.

Intervalo entre refeições

Quando a pessoa só tem o intervalo de almoço ou jantar para malhar, não há necessidade de se fazer um treino muito longo para se obter bons resultados. “Meio treino é melhor do que não treinar. Trabalho com Crossfit, que visa sempre a intensidade do treinamento e não o treino longo. No nosso caso é até o contrário. Quanto mais rápido fizermos o nosso Wod (treino do dia) melhor, pois conseguiremos um maior ganho de condicionamento, até mesmo de gasto calórico”, explica Rangel.

Diante desta realidade, o indivíduo que for comer antes de malhar deve então optar por uma alimentação mais saudável, balanceada e leve.

De acordo com Rangel, assim como a boa alimentação ajuda significativamente na performance do corpo em um treino, a má alimentação prejudica.

“Costumo dizer que somos como carros ou máquinas. Se colocarmos um bom combustível, uma boa gasolina, andaremos bem e realizaremos nosso ‘trabalho’ de forma mais eficiente, de forma mais econômica. Agora, colocar uma gasolina ruim, ‘adulterada’, vai fundir nosso motor”, analisa o especialista.

Treino

Caso seu horário de treino seja no período da manhã, é importante ingerir carboidratos antes do exercício, para que a massa magra seja poupada e não se transformem em energia. Já se o seu treino é à noite, faça uma refeição rica em carboidratos e proteínas no meio da tarde.

Quem se exercita no horário do almoço e faz a refeição antes de malhar, o ideal é optar por um prato leve com carboidratos, como arroz integral e batata, por exemplo, e proteínas como carne vermelha, peixes, frangos ou ovos, devendo evitar o consumo de gordura. Para quem se alimenta após o treino, o indicado é comer um prato de massa e de salada.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

 

8 Dicas para seu treino de musculação render

6 Maneiras fáceis e práticas de ficar forte sem musculação ou halteres

Saiba reconhecer e corrigir os erros da musculação

10 Dicas para aumentar o resultado da musculação

Saiba mais sobre o circuito de musculação na academia

Dicas de treino de musculação para iniciantes

Como aumentar a sua massa muscular

Famosas também sofrem para voltar à forma depois da gravidez

7 Ideias para recuperar a forma após a gravidez

Não invente desculpas! Veja os 10 melhores exercícios para se exercitar durante a gravidez

Enjoando muito durante a gestação? Conheça esses 8 alimentos para evitar enjoo na gravidez

12 Super alimentos para mulheres amamentando

Como se alimentar no período de amamentação

Dicas para dormir melhor durante a gravidez