Dieta

Cardápio proibido: conheça os inimigos da dieta

Por Redação Doutíssima 18/12/2014

O verão está aí e você está se esforçando para perder alguns quilinhos. Mas você tem que ter em mente que para emagrecer de forma saudável não adianta ficar sem comer ou consumir apenas um grupo de alimentos. O ideal é você saber o que está comendo, qual o valor nutricional daquele alimento, até porque, alguns alimentos são inimigos da dieta.

 

Assim como existem itens funcionais, que auxiliam o organismo em mais de uma função, há aqueles alimentos inimigos da dieta, que dificultam o emagrecimento e favorecem a retenção de líquidos. Conheça alguns e risque-os da sua dieta!   

 

inimigos da dieta

Alguns alimentos podem sabotar seu esforço. Cuidado! Foto: iStock, Getty Images

Alimentos inimigos da dieta

 

1. Farinha de trigo refinada

 

Utilizada para fazer pães, bolos, massas e diversos pratos, a farinha branca refinada não é um alimento legal para estar na dieta. Esses alimentos elevam o nível de insulina no sangue, e logo em seguida você estará com fome novamente.

 

Além disto, são alimentos ricos em calorias, mas geralmente pobres de nutrientes como as fibras, encontrada na farinha integral.

 

2. Biscoito recheado e cream craker

 

Por mais que possam parecer inocentes e inofensivos estes dois alimentos são inimigos da dieta. Feitos com generosas doses de gordura, inclusive a hidrogenada, são calorias vazias, com pouquíssimo valor nutricional para o organismo. Além disto, são fácies de serem consumidas em grande quantidade, pois são pequenas e quando você percebe já foi o pacote.

 

3. Peito de Peru

 

Todo mundo lembra de evitar o consumo dos embutidos quando está de dieta, então resolve trocar o presunto por peito de peru. Contudo, este alimento também é um embutido e logo rico em corantes, aditivos químicos e muito sal.

 

Aí ao invés de ajudar no emagrecimento, se torna um dos inimigos da dieta. Para emagrecer com mais saúde, evite seu consumo. Se não consegue evitar, reduza o consumo para no máximo duas ou três vezes por semana.

 

4. Refrigerante zero

 

Mesmo sem açúcar e calorias, esta bebida é um dos grandes inimigos da dieta. Como não tem calorias, as pessoas acham que podem beber por água. Porém, o refrigerante zero é rico em sódio, corantes e outros componentes químicos que fazem muito mal a saúde, causam retenção de líquidos e podem elevar a pressão arterial.

 

Alguns especialistas em nutrição consideram este um dos piores alimentos que existem, pois não oferece nutrientes, apenas desabona a dieta. Prefira sucos naturais sem açúcar que oferecem as propriedades da fruta utilizada e ingira muita água. É ela que vai manter seu corpo e pele hidratados e rejuvenescidos, além de ajudar nos processos metabólicos.    

 

5. Alimentos diet e light

 

Com cara de amigos, estes alimentos podem sim, virar inimigos da dieta. Geralmente o alimento diet tem o índice de açúcar reduzido ou nulo, mas o termo diet, quer dizer que algum nutriente foi reduzido, não necessariamente açúcar ou gordura.

 

E mesmo quando o açúcar é eliminado da fórmula, outro ingrediente o substitui, sendo geralmente algo com gordura, tornando um alimento rico em sódio e também de calorias. Tem que ficar atenta ao rótulo.

 

Em relação aos alimentos light, a indicação é de que o valor calórico foi reduzido, mas isso não quer dizer necessariamente que o teor de gordura está reduzido. O valor calórico não pode ser o único determinante na hora de escolher um alimento.

 

Opte pelo consumo de coisas com valor nutricional, que oferecem benefícios ao organismo. Sempre prefira alimentos naturais e evite ao máximo o consumo de industrializados.    

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!