Cabelos

Óleo de argan para cabelos: hidratação completa dos fios

Por Redação Doutíssima 10/06/2014

O óleo de argan é extraído da Argania spinosa, uma árvore típica do deserto de Marrocos, e está na lista dos favoritos das apaixonadas por beleza. Rico em ácidos graxos essenciais (como o linolênico) e em vitaminas A, D e E, o óleo de argan para cabelos tem ação reparadora e antioxidante, o que minimiza o desgaste dos fios devido a estresse, poluição, sol, vento, secador, chapinha e química.

Uso do óleo de argan para cabelos

Se no Brasil o óleo de argan para cabelos é novidade, no Marrocos ele já é usado há séculos. Os shakes bebem o óleo extraído das sementes de argan para cuidar da saúde e as mulheres o passam na pele para deixá-la mais viçosa. Não existem pesquisas comprovando a ação desse ativo no cabelo, mas basta experimentá-lo para tirar a prova de que as mechas ficam mais hidratadas e com toque gostoso.

Óleo de argan repõe proteína capilar e deixa os fios mais brilhantes e macios. Foto: Shutterstock

Óleo de argan repõe proteína capilar e deixa os fios mais brilhantes e macios. Foto: Shutterstock

Um bom óleo de argan para cabelos tem que ter pelo menos 10% do ativo, mas nem todos os rótulos trazem essa informação. Se descobrir que ela também contém silicone, não se assuste. O silicone possibilita que o produto seja usado antes do secador e da chapinha, pois forma um filme protetor que impede que o calor frite o cabelo, como aconteceria com o óleo puro.

Benefícios do óleo de argan para cabelos

Além de serem agentes condicionantes, os ácidos graxos do óleo de argan para cabelos repõem a proteína capilar e deixam a fibra menos compactada e o fio mais brilhante e macio.

O óleo de argan para cabelos pode ser usado desde a pré-lavagem do cabelo até a finalização o penteado. Como o produto tem ação reparadora e emoliente, pode ser usado em todas as etapas para melhorar a qualidade do cabelo. Confira:

– Antes do xampu: aqueça 1 colher de sobremesa de óleo de argan para cabelos no micro-ondas por cinco segundos e passe no cabelo, massageando mecha por mecha. Espere uma hora e lave o cabelo.

– Máscara: misture de quatro a cinco gotas do óleo com o equivalente a uma moeda de 1 real de máscara capilar. Passe no cabelo limpo e úmido, evitando o couro cabeludo, e use uma touca térmica por 15 minutos. Após, enxágue bem.

– Leave-in: aplique de duas a cinco gotas (dependendo do comprimento e o volume dos fio) no cabelo úmido e seque como de costume.

– Reparador de pontas: coloque duas gotas na palma das mãos e esfregue uma na outra. Depois, aplique nas pontas, espalhando bem.

Coloração: coloque três gotas do óleo na pasta de tintura que será aplicada no cabelo, para reparar os danos causados nos fios pela coloração.

– Cachos: junte a quantidade equivalente a uma moeda de 10 centavos do seu creme para pentear com quatro ou cinco gotas de óleo de argan para cabelos. Espalhe nos fios e retire o excesso de umidade com a toalha, amassando as mechas e modelando os cachos. Deixe secar naturalmente.

– Mar ou piscina: aplique 1 colher de chá do óleo no cabelo seco antes de entrar na água para blindá-lo dos danos do sal e do cloro.

– Luzes: passe 1 colher de sopa de óleo de argan nos fios antes de aplicar a química, para valorizar as luzes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite