Qualidade de vida

Doença do polegar é patologia moderna que acomete os jovens

Por Redação Doutíssima 01/09/2014

A maior parte das pessoas celebra os avanços alcançados pela tecnologia, com o objetivo de disponibilizar ao mercado de consumo aparelhos ainda mais modernos, bonitos, rápidos e funcionais. Mas como já diz o ditado, tudo tem um preço. E o preço no caso dos smartphones pode estar sendo pago pela população jovem, que é a principal usuária desse eletrônico. Trata-se da doença do polegar.

Essa é uma condição muito nova, que apenas recentemente entrou na enciclopédia dos mais renomados ortopedistas e traumatologistas. E eles são unânimes em dizer que a chamada doença do polegar guarda íntima relação com o uso indiscriminado, ilimitado e incontrolado dos teclados dos modernos smartphones.

doença-do-polegar

Uso de smartphones fez aumentar ocorrências da doença do polegar. Foto: Shutterstock

Uso excessivo causa a doença do polegar

A doença do polegar não recebeu esse nome à toa. Trata-se de uma condição que é causada pelo uso abundante do dedo polegar ao teclar nesses novos aparelhos, o que pode resultar em um tendão inflamado em razão dos movimentos repetitivos e de grande duração. Os sintomas mais conhecidos são dores, principalmente nas articulações dos dedos polegares e nos punhos.

Interessados no assunto, pesquisadores do College of Health Professions and Social Work, da Universidade de Temple, na Califórnia, Estados Unidos, iniciaram estudos e concluíram que as dores resultantes da doença do polegar até podem começar no dedo polegar e no punho, mas também podem avançar e causar outros problemas nos braços e até mesmo no pescoço, em razão da posição que esses membros ficam quando estamos digitando em nossos inseparáveis smartphones.

É possível prevenir?

A resposta é positiva. De acordo com os especialistas que se inclinaram sobre o assunto e estudaram-no a fundo, com algumas medidas básicas é possível a prevenção da doença do polegar – e podem ficar tranquilos, ela não exige que você se separe ou abandone a tecnologia.

Como evitar a ocorrência da doença do polegar

– Ao redigir mensagens de texto, ou até mesmo teclar em um chat com amigos, procure apoiar seus braços sobre uma mesa ou outra superfície plana. Evitar que os braços fiquem sem qualquer apoio nesse momento é uma boa medida preventiva.

– Muitas vezes a conversa está boa, e a troca de mensagens não pode parar. Sabemos que assim é a realidade. Então ao menos procure fazer algumas pequenas pausas quando isso acontecer – quem sabe combine com a pessoa que você está se comunicando, afinal isso será salutar e certamente ela agradecerá no futuro próximo.

– A posição do seu punho deve ser reta. É que se você estiver com ela angulada, seja para cima ou para baixo, isso irá exercer uma pressão adicional que prejudicará os tendões e os nervos.

– É fundamental alongar os dedos de vez em quando. Alongar os dedos pode ser novidade, mas não se esqueça que os smartphones também eram e você aderiu a eles.

– Caso você comece a sentir alguns incômodos, aí sim a grande recomendação é deixar um pouco seu smartphone de lado. É sinal de que suas mãos estão pedindo descanso.

– Já pensou em fazer um curso de digitação? Ele ensina a digitar usando todos os dedos. Talvez no smartphone isso seja difícil ou estranho, mas ainda assim algumas técnicas você pode aproveitar e assim dar um descanso ao polegar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!