Cabelos

Aprenda a evitar o cabelo oleoso em 5 truques para o seu dia a dia

Por Redação Doutíssima 02/09/2014

São muitas as razões que podem tornar os seus cabelos oleosos. Por isso, muitas vezes fica difícil identificar o que causa esta condição no nosso couro cabeludo. Porém existe um segredo para evitar o cabelo oleoso: ter alguns cuidados no nosso dia a dia e usar os produtos corretos. Com isso, é possível estabelecer o equilíbrio do pH do couro cabeludo e, assim, conseguir que o cabelo que não fique com um aspecto sujo e oleoso.

Equilíbrio para evitar o cabelo oleoso

Para encontrar um equilíbrio e evitar o cabelo oleoso, confira essas ótimas dicas e quais os ingredientes que você pode encontrar em sua própria casa para resolver o problema.

evitar-o-cabelo-oleoso

Uso de produtos específicos ajuda a evitar o cabelo oleoso de forma fácil. Foto: Shutterstock

5 dicas para evitar o cabelo oleoso

1. Use suco de limão

O suco de limão é uma das melhores opções para evitar o cabelo oleoso. Você pode estar se perguntando como isso pode ser possível. Bem, para começar, o limão possui um pH ácido, o que é ótimo para os fios com oleosidade.

Para isso, misture o suco de três limões e um litro de água. Depois do shampoo, faça um enxágue com esta mistura e, se possível, evite o uso de condicionadores ou opte por um próprio para cabelos oleosos para ser usado apenas nas pontas dos cabelos.

2. Compre os produtos corretos

Assim como o condicionador, o shampoo deve ser específico para cabelos oleosos, assim como todos os produtos de cabelo. Não compre produtos com óleos, como o óleo de argan, que é ótimo para cabelos secos.

Geralmente, os produtos para cabelos oleosos são transparentes e possuem algumas ervas em sua composição, que possui uma ação adstringente, como a hortelã.

3. Lave os cabelos com vinagre

Assim como o suco de limão, o vinagre pode te ajudar a evitar o cabelo oleoso. Isso porque ele ajuda a limpar a oleosidade e as impurezas dos fios. Depois do shampoo, enxágue o cabelo com uma xícara de vinagre de maçã ou branco com um litro de água.

Faça isso pelo menos duas vezes por semana e certifique-se de enxaguar bem, já que do contrário pode deixar o seu cabelo com o seu cheiro característico.

4. Evite tocar nos cabelos

Um dos métodos mais eficazes para evitar o cabelo oleoso ao longo do dia é, simplesmente, evitar passar as mãos nos fios a todo o momento. Às vezes, passar os dedos por entre os fios já se tornou um hábito mas, com isso, as glândulas sebáceas do couro cabeludo estão sendo estimuladas a produzir mais oleosidade. E tem mais: nossas mãos também possuem óleos naturais, que acabam indo parar no cabelo.

5. Faça o seu próprio shampoo a seco

A nova salvação para quem tem os cabelos oleosos são os shampoos a seco. Basta agitar os frascos, aplicar no cabelo e pronto: cabelos sem oleosidade. Mas se você quer uma maneira mais econômica e também eficiente de se livrar instantaneamente da oleosidade, basta usar um pouco de talco de bebê na raiz dos cabelos.

Deixe agir por uns minutos e depois, com o auxílio do secador, em uma temperatura fria, retire o excesso e pronto. Seu cabelo já vai possuir uma outra aparência. Mas cuidado para retirar todo o excesso, para não sair com o cabelo branco por aí.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!