As micoses de pele são um problema comum e incômodo, ainda que se manifestem de forma superficial. Para não deixar que tenham consequências desagradáveis e duradouras, o melhor a fazer é evitar micoses de pele, adotando alguns cuidados fundamentais no dia a dia.
Evitar micoses de pele é possível
Geralmente, elas aparecem em manchas vermelhas e salientes na pele, que podem se transformar em bolhas. Também é possível ocorrer coceira e descamação da pele e, por estes motivos, muitas vezes confundidas com alergias. Veja nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre a doença e como evitar micoses de pele.
O que são micoses de pele?
As micoses cutâneas são doenças causadas por fungos, que resultam em infecções. Os fungos estão em toda a parte e acredita-se que mais de 100 espécies deles possam causar este problema, e geralmente podem ser encontrados no solo e até mesmo nos animais.
Muitas vezes, mesmo presentes em nossa pele, os fungos vivem “pacificamente”, sem causar a doença. A queratina – substância encontrada na pele, cabelo e unhas – é o “alimento” para estes fungos.
Quando as condições são favoráveis para o seu crescimento, como o calor, a umidade, a baixa de imunidade ou o uso de antibióticos sistêmicos por um longo prazo, podem alterar o equilíbrio natural da pele e, com isso, estes fungos se reproduzem e, em seguida, podem causar algum tipo de micose. Por isso, é necessário evitar micoses de pele com alguns cuidados simples e eficazes.
8 dicas para evitar micoses de pele
Bons hábitos de higiene são importantes para prevenir as infecções por fungos. Confira algumas dicas que podem te ajudar a evitar micoses de pele:
1. Como os fungos preferem locais úmidos para se reproduzir, procure sempre se secar muito bem após o banho, principalmente as axilas, virilha e dedos dos pés.
2. Evite usar roupas molhadas por longos períodos.
3. Não compartilhe objetos pessoais, como roupas, calçados, pentes, toalhas e bonés.
4. Não ande descalço em pisos constantemente úmidos.
5. Observe a pele e o pelo de seus cães e gatos. Qualquer alteração, como descamação ou vermelhidão, deve ser avaliado por um veterinário.
6. Evite o contato com o solo sem o uso de luvas.
7. Evite, sempre que possível, o uso de sapatos fechados. Opte por aqueles mais largos e ventilados.
8. Evite roupas quentes e apertadas. Além disso, prefira tecidos de algodão no lugar de tecidos sintéticos, especialmente quando se trata de roupas íntimas.
Micoses de pele têm tratamento
Se você não conseguir evitar micoses de pele, tenha calma, pois há tratamento. Ele depende do tipo de micose, que deve sempre ser avaliado por um dermatologista. Evite usar medicamentos indicados por amigos, pois eles podem apenas mascarar características importantes para o diagnóstico correto da sua condição.
Geralmente, para tratar este problema são usados medicamentos tópicos, como cremes e loções ou medicamentos orais, podem ser usados, dependendo da condição. O tratamento de micoses é sempre longo e pode variar entre 30 a 60 dias.
É importante não interrompê-lo, mesmo que não se sinta mais os sintomas, pois os alguns fungos podem atingir camadas mais profundas da pele e resistirem. A persistência é fundamental para alcançar o sucesso do tratamento e se livrar deste incômodo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!