Receitas

Bolo de banana light é saboroso e pouco calórico. Confira a receita!

Por Redação Doutíssima 04/09/2014

Chegou a hora do café da tarde e você não sabe o que comer que possa ser apetitoso sem fugir da dieta? Que tal um bolo de banana light? Fazer um bolo leve e saudável é mais fácil e rápido do que você imagina e dá para encantar o seu estômago e o dos outros.

Bolo de banana light é fácil de fazer

Em uma receita fácil que rende cerca de dez porções, você demora entre 30 e 45 minutos para ter o lanche pronto para ser devorado. E, se por acaso você está seguindo algum plano alimentar com restrição de carboidrato, saiba que é possível adaptar a receita do seu bolo de banana light para uma versão sem farinha. Ficou curioso para ver como é feita essa delícia?

bolo-de-banana-light

Aprenda a fazer um bolo de banana light delicioso e saudável para o lanche. Foto: Shutterstock

Receita do bolo de banana light

Ingredientes

Para fazer o bolo de banana light você precisará de duas bananas grandes, duas colheres de sopa de iogurte desnatado, dois ovos, duas colheres de chá de raspas de limão, uma colher de chá de essência de baunilha, duas xícaras de chá de farinha de trigo com fermento, meia xícara de chá de frutose – um tipo de adoçante que pode ser encontrada facilmente em supermercados e também em farmácias -, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de fermento em pó, meia colher de chá de sal e uma xícara de chá de margarina light.

Modo de preparo

Para preparar, bata no liquidificador as bananas e o iogurte até ficar uma mistura lisa. Após, junte as gemas, as raspas de limão, a baunilha e bata até misturar tudo. Reserve. Em uma tigela, junte a farinha, a frutose, o bicarbonato, o fermento, o sal e adicione a margarina e metade da mistura de banana.

Bata essa mistura na batedeira, em velocidade baixa, até os ingredientes secos ficarem umedecidos. Aumente a velocidade e bata por mais dois minutos. Adicione a mistura de banana restante aos poucos e bata depois de cada adição apenas para misturar. Reserve.

Bata as claras em neve e incorpore-as à massa delicadamente. Despeje em uma fôrma untada e polvilhada e asse em forno médio pré-aquecido até que, enfiando um palito, ele saia seco. Se desejar, polvilhe com açúcar.

A versão sem farinha do seu bolo de banana light também é muito fácil. Para ela você irá precisar de duas bananas nanicas bem maduras, meia xícara de uvas passas pretas, dois ovos pequenos, 1/4 xícara de óleo, uma xícara de aveia – independente se flocos finos ou grossos -, e uma colher de sopa de fermento em pó.

Bata tudo no liquidificador deixando o fermento por último, caso o seu liquidificador não seja muito potente, misture em uma tigela ingrediente por ingrediente. Pré-aqueça o forno e unte a forma com manteiga e farinha de trigo para que a massa que já densa ao natural não grude na forma. Asse até que o bolo de banana light cresça e esteja assado tanto por dentro, quanto por fora. Use um palito para verificar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!