Pele

Barba encravada: o que causa o problema e como evitá-lo

Por Redação Doutíssima 11/09/2014

A cada dia que passa, os homens vêm adotando mais técnicas estéticas. Dentre esses cuidados, o mais frequente é com a pele, mais especificamente com a barba. Por ser um hábito cotidiano para muitos homens, não raro os mesmos estão suscetíveis a um problema bem comum: a barba encravada. Mas, afinal de contas, você sabe qual o motivo de ela encravar? É o que você descobrirá ao longo desse artigo.

barba-encravada

Barba encravada pode ser evitada ao optar por uma lâmina nova ao se barbear. Foto: Shutterstock

Causas da barba encravada

O aparecimento da barba encravada pode ocorrer por algumas razões e a principal delas é que o pelo não tem a força suficiente necessária para perfurar a superfície da pele e sair para fora, como seria o normal. Assim, esse pelo acaba se dobrando na tentativa de sair lateralmente e inflamar como fruto dessa tentativa de fuga frustrada.

A barba encravada também é reflexo de um barbear que não obedece o sentido do pelo, ou também pela má higienização da pele. Pessoas que têm a tendência genética de um fio mais crespo, são mais acometidas pelo problema.

Como evitar a barba encravada

Entendido o que é a barba encravada, como fazer para que ela não seja um problema recorrente? Um primeiro passo importante é manter a pele sempre limpa.

Além disso, você pode esfoliar a pele do rosto duas vezes por semana, a esfoliação pode ser feita 2 dias antes de fazer a barba e dois dias depois, para abrir os poros. Não esfolie mais que isso, visto que o excesso de esfoliação pode aumentar ao invés de diminuir os pelos encravados, pois pode espalhar a inflamação.

Outra dica eficiente em relação à prevenção do encravamento dos pelos é usar lâmina nova. Isso ajuda a diminuir os pelos encravados, pois uma lamina muito velha ao invés de cortar o pelo ela o arranca e isso faz com que el encrave com mais facilidade.

Também é importante considerar o uso frequente de sabonete líquido – que é menos agressivo que o em barra – e também com função bactericida, que vai auxiliar na higienização do local e matar possíveis focos bacterianos da região afetada.

Como forma de usar, o indicado é em primeiro lugar lavar bem o rosto antes de barbear, passar espuma ou creme de barbear de sua preferência e, após finalizar o barbeado, lave novamente com o sabonete líquido.

Também é recomendado que todos dias, antes de dormir, o rosto seja lavado com sabonetes de ação bactericida, pois durante o dia a pele fica suja por conta da poluição. Lavando todos os dias a pele do rosto de forma específica, você evita que o seu rosto sofra com os efeitos da poluição.

Depilação só a laser

A depilação com cera não é indicada para pessoas que sofrem com problema de barba encravada. Isso porque a tração violenta da depilação com cera machuca ainda mais o pelo e a pele. Também há o fato que o pelo da barba ser mais grosso que os pelos do resto do corpo, então, essa seria uma opção extremamente dolorosa.

No entanto, para quem procura uma solução mais definitiva que o barbear diário, é muito bem recomendada a depilação a laser ou a que utiliza a luz pulsada, também chamada de foto depilação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!