Pele

Quer ter uma pele perfeita? Confira 6 dicas de cuidados essenciais

Por Redação Doutíssima 07/11/2014

A verdade é que todo mundo quer uma pele perfeita, mas poucas pessoas realmente se empenham para isto. Limpar, tonificar e hidratar de forma correta, além de uma boa alimentação, são requisitos básicos para a saúde da sua pele.

 

pele-perfeita

Aparência de cinema é possível com cuidados básicos. Foto: iStock, Getty Images

 

Pele perfeita exige atenção

 

Assim como você precisa tomar banho todos os dias para estar limpa, uma pele impecável também depende de cuidados diários. Tudo pode virar parte de sua rotina e não exigir tempo ou dificuldade em tratar a sua pele como ela merece. Confira algumas dicas e deixe sua pele perfeita!

 

O que fazer para ter a pele perfeita

 

– Hidratação

 

Apesar do assunto ser pele, este item não é para tratar de cremes hidratantes. A água é tão importante para a pele quanto para o funcionamento de todo nosso organismo. A pele, para quem não lembra, é um órgão – o maior e mais extenso que existe no corpo humano. Ou seja, como qualquer outro órgão precisa estar bem hidratado para funcionar bem.

 

A água ajuda a eliminar as toxinas e impurezas e deixa a pele hidratada. Uma pessoa desidratada pode usar quilos de cremes que terá sempre uma cútis sem vida e com aparência mais envelhecida.

 

– Alimentação

 

O cuidado com a nossa beleza externa tem que ser feito de dentro para fora. O mesmo falado sobre a água vale para a alimentação. Estar em dia com uma dieta equilibrada, consumindo o número adequado de vitaminas, proteínas e minerais é básico para ter uma pele perfeita.

 

Na alimentação ainda podemos contar com os alimentos funcionais, que são ricos em antioxidantes e evitam o envelhecimento precoce da pele.

 

– Limpeza

 

Todos os dias somos expostos à poluição e sujeiras diversas, e removê-las é fundamental para a saúde da pele. Use água e um sabonete específico para rosto e em seguida complete com uma loção tônica. Repita esse processo sempre pela manhã e à noite.

 

Depois de limpinha, a pele está pronta para ser hidratada. Outro erro gravíssimo cometido pelas mulheres contra suas peles é dormir com maquiagem. Isso ajuda a entupir os poros causando cravos e espinhas, agravando a oleosidade e prejudicando a hidratação.

 

– Esfoliação

 

A limpeza profunda é importante para eliminar células mortas e evitar cravos e espinhas. A esfoliação em casa pode ser realizada uma vez por semana. Se puder, mensalmente ou dentro da sua necessidade, faça uma limpeza de pele com profissionais. Isso vai ajudar a manter a sua pele perfeita!

 

– Cremes hidratantes

 

O creme deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele: se tem pele oleosa e usar um produto para pele seca, o resultado será desastroso. Então cuidado! Se não conhece bem seu tipo de pele, procure um dermatologista. A pele hidratada tem aparência luminosa com boa elasticidade.

 

Vale a pena investir em cremes que ativam o colágeno, especialmente para usar à noite. O hidratante do dia ideal é aquele que contém filtro solar. Se já chegou ou passou dos 30, os cremes para a área dos olhos são bem-vindos.

 

– Corte os maus hábitos

 

Beber e fumar não fazem mal apenas para o organismo, mas também para a aparência da nossa pele. A bebida alcoólica ajuda a desidratar e agrava problemas de pele como acne e rosácea.

 

O cigarro também agrava problemas, especialmente os alérgicos e causa envelhecimento, pois reduz a oxigenação. Quer uma pele perfeita? Risque estes hábitos da rotina.