Nutrição > Receitas

Anel de cebola: veja como preparar esse aperitivo delicioso

Por Redação Fortíssima 21/05/2016

Se você sempre vai ao mesmo restaurante para comer anel de cebola, passou da hora de aprender a fazê-lo em casa. Ele pode ser servido como aperitivo e acompanhamento. Basta usar a técnica certa e o resultado vai ser uma opção sequinha e crocante.

Receita simples com um ingrediente especial

As cebolas são daqueles ingredientes que dão sabor à culinária. São indispensáveis em quase todas as receitas. Mas não é apenas o sabor que deve induzir ao seu consumo. Ricas em vitamina C, são uma boa fonte de fibra dietética e ácido fólico. Elas também contêm cálcio, ferro e uma proteína de alta qualidade.

São compostas ainda de quercetina, um flavonoide benéfico – categoria de compostos antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a retardar ou diminuir o dano oxidativo a células e tecidos do corpo.

Estudos recentes feitos pela Wageningen University mostraram que o consumo diário de cebolas pode resultar em aumento da acumulação de quercetina no sangue, que tem efeitos benéficos contra muitas doenças e distúrbios, a exemplo de cataratas, doenças cardiovasculares e câncer de mama, cólon, ovário, gástrico, pulmão e bexiga.

O consumo desse alimento é capaz ainda de prevenir úlceras gástricas por eliminação de radicais livres e por impedir o crescimento do microrganismo que forma a condição. Investigadores da Universidade de Wisconsin-Madison descobriram também que as cebolas mais pungentes influenciam na agregação de plaquetas no sangue.

anel de cebola

A casquinha crocante deixa o aperitivo irresistível. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar anel de cebola

Preparar anéis de cebola é muito simples. O segredo está em deixá-los sequinhos e livres do excesso de gordura. Outro ponto importante é o aspecto crocante, que pode variar dependendo da grossura dos anéis e da forma que você empana eles. 

Receita de anel de cebola

Ingredientes

1 cebola grande

100 gramas de manteiga

100ml de leite

75g de farinha branca

25g de farinha de milho

½ colher de chá de sal

½ colher de chá de páprica defumada

Óleo para fritar

Modo de preparo

Corte a cebola em rodelas de até um centímetro de espessura, dependendo de sua preferência. Coloque em uma tigela pequena e despeje o leite sobre a cebola. Em seguida, deixe de molho por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isso, encha uma panela grande com óleo suficiente para cobrir os anéis e aqueça até 180°C. Coloque a farinha, a farinha de milho, o sal e a páprica em uma tigela rasa. Retire os anéis de cebola do leite, sacudindo o excesso, e misture a farinha para revestir, retirando qualquer excesso. Repita até que todos estejam bem revestidos.

Depois que o óleo chegou à temperatura desejada, adicione um punhado dos anéis, mas não sobrecarregue a panela. Frite por dois minutos e vire uma vez, até que esteja dourado em ambos os lados. Retire com uma escumadeira e coloque em um prato forrado de papel. 

E aí, o que achou da receita de anel de cebola? Deixe a sua opinião nos comentários e aproveite para compartilhar o artigo com os seus amigos.