Remédios Caseiros > Uncategorized

Rhodiola Rosea: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

Se você está em busca de algo para neutralizar os efeitos mentais e físicos do estresse, a rhodiola rosea pode ser uma alternativa. Trata-se de uma erva muito usada na medicina tradicional chinesa, que acredita que ela é capaz de promover a vitalidade física e cognitiva.

rhodiola rosea

Capaz de promover a vitalidae física, esta erva é amplamente usada pelos chineses. Foto: iStock, Getty Images

Ela é capaz de ajudar a reduzir a fadiga e a exaustão em situações de estresse prolongado, além de ser uma substância neuro-protetora e que promove a longevidade.

Rhodiola rosea e o clima frio

 

A planta cresce em regiões de clima frio, como a Europa e a Ásia, e possui muitos outros nomes, incluindo raiz do ártico, raiz de ouro, a vara de Arão e coroa do rei. A planta se caracteriza pelas suas folhas verde-azuladas pontiagudas e as suas flores amarelas brilhantes.

No entanto, são as raízes da planta que são mais valorizadas por suas supostas propriedades medicinais. As raízes contêm numerosos antioxidantes, taninos, flavonoides, e rosavins.

A rhodiola rosea não é tóxica e não causa dependência, e é rica em um antioxidante que é considerado um adaptogênico. Os adaptogênicos são substâncias que aumentam a resistência global do corpo e ajudam a normalizar as funções corporais. Devido a este benefício, muitas pesquisas indicam que a planta pode promover a longevidade em cerca de 20%.

Por necessitar de condições específicas para o seu cultivo, esta planta pode não ser muito fácil de encontrar in natura, mas muitos suplementos e extratos são encontrados em lojas especializadas, que fazem o mesmo efeito da planta em si.

Benefícios da rhodiola rosea

 

Veja como você pode usufruir dos benefícios da planta que atua duplamente na promoção da saúde física e mental.

1.Estresse

 

A rhodiola rosea possui substâncias naturais que aumentam a resistência do organismo e normalizam suas funções. Quando ocorre uma situação estressante, estes elementos atuam equilibrando o sistema de resposta ao estresse do corpo, que consiste no sistema nervoso.

Com o estresse constante, o sistema torna-se desequilibrado, fazendo-nos sentir nervosos, cansados ou então deprimidos. A rhodiola rosea ajuda a restabelecer o equilíbrio, fortalecendo a resposta do organismo ao estresse físico, mental e emocional.

Acredita-se que a rhodiola aumenta a tolerância do organismo ao estresse, influenciando produtos químicos do cérebro, como a serotonina e a noradrenalina.

2. Recuperação muscular

 

Outro dos benefícios da raiz foi visto em um menor tempo de recuperação após exercícios prolongados, aumentando a capacidade de atenção, memória, força e ação. O extrato de rhodiola rosea aumenta o nível de enzimas e proteínas importantes para a recuperação muscular após um exercício exaustivo.

3. Problemas cardíacos

 

Esta planta também pode ser bastante eficaz para problemas cardíacos, causados ou agravados pelo estresse. Sua ação para essas condições é na sua capacidade de diminuir a quantidade de catecolaminas e corticosteroides liberados pelas glândulas suprarrenais durante o estresse.

A presença anormal desses hormônios do estresse, posteriormente, aumenta a pressão arterial, colesterol, níveis de potássio e fatores de risco aumentam para doenças cardíacas.

4. Câncer

 

A rhodiola rosea pode aumentar a resistência do organismo a toxinas. A gama de compostos antioxidantes tem sido identificada na planta, que promove a eliminação de radicais livres, que acredita-se seres os causadores do câncer.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!