Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar as rachaduras nos pés

Por Redação Doutíssima 23/10/2014

Quando chegam os meses mais quentes do ano, muitas partes do nosso corpo que em outras estações ficam cobertas começam a ser expostas. Por isso, quando inicia o verão, é normal que as pessoas passem a se preocupar mais com alguns detalhes da sua aparência, como as rachaduras nos pés. Quando as mulheres usam sandálias e os homens chinelos, essa parte dos pés fica aparente. Mas há uma série de receitas naturais capazes de tratar esse problema.

rachadura-nos-pes

Métodos caseiros de hidratação podem acabar com as rachaduras nos pés. Foto: iStock, Getty Images

Hidratante caseiro para as rachaduras nos pés

A pele dos pés é mais grossa, principalmente nas solas – que sustentam todo o peso do corpo. Consequentemente, há mais ressecamento e necessidade de hidratação frequente. Um dos melhores ingredientes para acabar com as rachaduras nos pés é a glicerina.

Para preparar o hidratante, você vai precisar de 100 ml de glicerina, 10 comprimidos de ácido acetilsalicílico (aspirina) e 10 colheres de sopa de água oxigenada 20 volumes. Misture bem todos estes ingredientes e está pronto o seu hidratante contra rachaduras nos pés. Aplique, de preferência à noite, antes de dormir, e, em seguida, calce uma meia de algodão.

Leite e mel contra rachaduras nos pés

Você também pode aplicar o banho de leite com creme de mel para ficar com os pés lisinhos. Para preparar o creme de mel, coloque no liquidificador 100 mg de glicerina sólida e bata até que ela fique esbranquiçada. Junte a isso uma colher de chá de mel e uma colher de café de extrato de própolis, misturando bem. O preparado deve ser guardado em uma vasilha bem fechada.

Em seguida, ferva um litro de água, tire do fogo e junte meio litro de leite. Despeja tudo em uma bacia e deixe os pés mergulhados nesse banho de leite durante dez minutos. Seque e, logo em seguida, aplique o creme de mel.

Para combater as rachaduras nos pés, repita essa operação diariamente, até que você perceba, gradativamente, a melhora na pele. Depois, passe a fazer este tratamento uma vez por semana.

A importância da esfoliação para reverter as rachaduras nos pés

Antes de hidratação, a fim de acabar com as rachaduras nos pés, é importante saber que é primordial promover uma boa esfoliação, que vai eliminar as células mortas e deixar a pele mais fina. Este processo também pode ser feito com receitas caseiras.

Uma dos métodos possíveis é utilizando a borra do café. Com essa técnica, você vai ganhar duas vezes. Além de desprender as células mortas da pele do calcanhar, também hidratará a área. A borra do café tem um óleo natural com propriedades capazes de clarear e regenerar a pele.

É possível até mesmo, com o método da borra do café, estancar o sangramento resultante das rachaduras nos pés. Para fazer a esfoliação, passe a borra com movimentos circulares do calcanhar em direção ao peito do pé. Depois de dois minutos com a borra nos pés, enxágue com água morna.

Outro tratamento caseiro de esfoliação para os pés é com a utilização de fubá, com óleo de amêndoas e um creme hidratante. Use duas colheres de fubá, duas de óleo de amêndoas e uma colher de um creme hidratante de sua preferência. Misture tudo e proceda da mesma forma que a indicada para esfoliar os pés com a borra do café.