Cabelos

Conheça 4 tipos de escova de cabelo e para que servem

Por Redação Doutíssima 30/06/2015

Garantir um visual de salão de beleza em casa é o sonho de muitas mulheres. Para conseguir isso, a escova de cabelo é um item indispensável. Escolher o modelo com formato e cerdas adequadas aos seus fios pode fazer toda a diferença no resultado final do penteado.

Por isso, não adianta ter a gaveta cheia de escovas e não saber como usá-las. Inicialmente, é necessário considerar a espessura, o comprimento e a textura do seu cabelo. Esses fatores precisam ser avaliados na hora de escolher o item correto.

escova de cabelo

Nem todas as escovas de cabelo são iguais: cada tipo tem uma função diferente. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, outro detalhe importante é a maneira como a escova de cabelo é utilizada: o objetivo deve ser desembaraçar, mas sem quebrar os fios.

Entenda a importância da escova de cabelo

Nenhum penteado pode ser bem finalizado sem o auxílio da escova de cabelo, pois é ela que vai ajudar a modelar os fios – sejam eles lisos ou enrolados. Além disso, é imprescindível para moldar as pontas dos cabelos, de acordo com o seu gosto, garantindo movimento e leveza ao visual.

Por isso, vale a pena conhecer melhor os tipos de escova disponíveis e suas principais funções. Mas só isso não basta: é preciso tomar alguns cuidados básicos na hora de pentear os fios. A recomendação geral dos especialistas é dividir o cabelo molhado ao meio e desembaraçar as pontas com uma escova almofadada.

Em seguida, deve-se pentear de cima para baixo, para estimular o couro cabeludo e dar brilho no fio. Por fim, é possível utilizar o secador de cabelos para criar o penteado desejado. Neste processo, o uso da escova correta pode variar, dependendo do resultado que se pretende alcançar.

[RoyalSlider Error] No post attachments found.

4 tipos de escova de cabelo

Para escolher a escova de cabelo adequada e garantir um visual poderoso, é preciso conhecer os modelos disponíveis. A variedade é grande e, caso você esteja em dúvida sobre a melhor opção, vale a pena pedir orientação para o seu cabeleireiro – ele pode recomendar o modelo ideal para o seus fios.

Confira, abaixo, os principais tipos de escova de cabelo:

1. Ventilada

O modelo oval, em tamanho grande e com base de cerâmica, é indicado para secar e modelar os fios. Essa escova possui cerdas que são ativadas pelo calor do secador e, por isso, ajudam a dar volume ao penteado.

 

 

2. Raquete

Esta escova, cujo formato é semelhante ao de uma raquete de tênis, tem cerdas de plástico com bolinhas na ponta, ideais para proteger o couro cabeludo. É indicada para pentear e desembaraçar todos os tipos de fio, além de ser uma excelente opção para os cabelos mais sensíveis.

3. Cerâmica

Arredondada e com base de cerâmica, a escova é ativada pelo calor do secador. As cerdas são mistas, feitas com nylon e couro de javali. Assim, são ideais para modelar penteados elegantes.

4. Fina

Este modelo de escova tem diâmetro menor. Por isso, é indicada para modelar e finalizar cabelos curtos ou as pontas dos cabelos médios e longos. O revestimento em cerâmica elimina o frizz e garante a finalização do look.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!