Remédios Caseiros

Confira receitas caseiras para dar força aos cabelos

Por Redação Doutíssima 11/10/2014

Entre as maiores preocupações das mulheres – e dos homens também, por que não? – em relação à sua aparência estão os cabelos. Tê-los finos e quebradiços pode ser incômodo e trabalhoso. Mas você pode dar força aos cabelos com uma série de receitas caseiras, bem fáceis de se preparar.

dar-força-aos-cabelos

Cabelos fortes e saudáveis em casa. iStock, Getty Images

Aloe vera e malva para dar força aos cabelos

Uma das receitas mais indicadas para cuidar dos cabelos é a base de aloe vera. Seu preparo é fácil e requer apenas alguns minutos. Primeiro, junte à folha de aloe vera uma colher de sopa de mel, uma cebola, três dentes de alho e um ovo. Misture todos estes ingredientes e faça um creme.

A mistura deve ser aplicada no couro cabeludo à noite, antes de se deitar. Cubra o cabelo com uma touca e permaneça assim por toda a madrugada. No dia seguinte, lave normalmente.

Caso você não tenha paciência e prefira uma medida mais rápida para fortalecer os cabelos, a opção é bater num liquidificador duas folhas de malva e meia xícara de água. Aplique esta solução em todo o couro cabeludo, deixando atuar por, aproximadamente, 15 minutos. Em seguida, lave o cabelo de maneira habitual, com o shampoo e o condicionador de sua preferência. Para dar força aos cabelos, repita esta operação pelo menos uma vez por semana, garantindo a continuidade do tratamento.

Nutrição para dar força aos cabelos

Quando está fraco, o cabelo leva muito tempo para crescer. Esse processo está ligado a muitos fatores, e um deles é o estado de nutrição. Assim, os preparados caseiros naturais podem ser a chave do tratamento capilar para dar força aos cabelos, acelerando seu crescimento.

Para os cabelos finos e fracos, uma receita com banana, ovos e óleo de coco pode ser interessante na busca por mais força. A banana é tido como um dos mais eficientes remédios naturais. Já o ovo é uma proteína poderosa que confere a força, o brilho, o volume e a textura que você sempre quis. O óleo acrescenta umidade.

Vamos à receita: você vai precisar de meia banana, um ovo, uma colher das de sopa de azeite, uma colher das de sopa de mel e 300 mililitros de água. Misture tudo no liquidificador e aplique nos cabelos. Deixe que aja por um período de 30 a 45 minutos ou, caso use uma touca térmica, entre 15 e 20 minutos.

Logo em seguida, lave bem os cabelos para retirar toda a mistura dos fios, use normalmente o shampoo e o condicionador de sua preferência. Para finalizar o processo, enxágue com água fria – a temperatura baixa é importante para selar a cutícula do cabelo.

Mel e massagem também são ótimas opções

Outro método que você pode utilizar para dar força aos cabelos é um combinado de mel com azeite de oliva, reconhecido com um dos melhores itens para tratamento capilar. Ele age no crescimento e na produção de queratina, que recupera os cabelos quebradiços. Antioxidante, o azeite inibe a produção de DTH, o hormônio responsável pela diminuição da espessura dos fios, que leva à queda dos cabelos.

A sugestão é misturar um copo de mel e duas colheres das de sopa de azeite e aplicar nos cabelos úmidos, logo após o uso do condicionador, não esquecendo de enxaguar completamente. Os óleos naturais aplicados diretamente no couro cabeludo com massagens também são ótimos para dar força aos cabelos. Aqueça um pouco de óleo de coco, jojoba ou de oliva, e massageie suavemente seu couro cabeludo com o produto. Isso vai resultar na melhora da circulação e estímulo da fibra capilar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!