Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros contra a gastrite

Por Redação Doutíssima 19/10/2014

A gastrite é o processo que faz com que o revestimento do estômago fique inflamado ou inchado. Quem sofre dessa condição sente frequentemente um grande desconforto, que pode ser bastante prejudicial no desempenho de atividades do dia a dia. Felizmente, há soluções caseiras e fáceis de preparar que podem amenizar ou acabar com os sintomas da doença.

gastrite

A gastrite pode ter várias origens, e pode ser curada com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a gastrite

A gastrite pode ser aguda, quando sua duração é curta, ou então crônica, quando dura por meses. Há vários fatores que podem ser especulados como desencadeantes desse problema.Entre as causas mais comuns, está o consumo de determinados medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, por um longo período de tempo. O exagero recorrente no consumo de bebidas alcoolicas também pode causar um quadro de gastrite.

Outros fatores que podem ser associados à doença são a infecção do estômago por uma bactéria chamada Helicobacter pylori, distúrbios autoimunes – como anemia perniciosa -, refluxo da bile no estômago, abuso de cocaína, ingestão de substâncias corrosivas (como venenos) ou que causam queimaduras, estresse excessivo e também casos de infecção viral, como citomegalovírus e vírus de herpes, principalmente em pessoas com sistema imunológico fraco.

Ainda podem causar gastrite casos de trauma ou uma condição grave e súbita, como uma grande cirurgia, insuficiência renal ou a necessidade de recorrer a um respirador artificial.

Remédios caseiros para combater a gastrite

Para combater a gastrite em casa, um ótimo remédio caseiro é tomar o suco puro da batata em jejum, porque ela diminui a acidez do estômago. Isso é eficaz para reduzir a sensação de dor, queimação e a azia, e funciona contra a gastrite nervosa, aguda ou crônica.

Preparar esse remédio caseiro contra a gastrite é fácil. Você só vai precisar de uma batata e um ralador. Descasque uma batata, passe-a no ralador e, em seguida, esprema a batata ralada num tecido ou pressione-a num coador fino. O caldo que se extrai deve ser bebido puro e em jejum, 30 minutos antes das principais refeições ou sempre que sentir os sintomas da gastrite. Outra opção é simplesmente comer a batata crua.

Também é possível fazer um remédio para a gastrite com o uso da espinheira santa. Isso porque a ingestão do chá desta planta medicinal tem propriedades que auxiliam a conter o excesso de acidez no sistema digestivo. Além disso, a espinheira santa é capaz de regenerar o próprio estômago.

Para preparar esse chá medicinal você vai precisar de uma colher de chá de chá de folhas secas de espinheira santa e uma xícara de água fervente.O modo de preparo é simples: basta adicionar as folhas de espinheira santa à água fervente, tapar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coe e tome morno, em jejum, cerca de meia hora antes das refeições.

Você ainda pode explorar outros remédios caseiros para a gastrite, como a a ingestão de suco de limão puro, comer mastruz com leite ainda em jejum, consumir chá de acelga, xarope da baradanha ou ainda suco puro de couve em jejum.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!