Remédios Caseiros

Remédios caseiros podem acelerar acura de um furúnculo

Por Redação Doutíssima 14/10/2014

O furúnculo é uma infecção na pele que muitas vezes se parece com uma espinha, mas é maior, mais dolorosa e complicada para curar. Pode ser muito incômodo e demandar uma dose extra de paciência no tratamento. Normalmente, os furúnculos aparecem no rosto, pescoço, axilas, ombros e nádegas.

O grande causador destes nódulos avermelhados na pele é a bactéria estafilococos, mais presente em pessoas com diabetes, má nutrição, sistema imunológico frágil, falta de higiene e exposição a substâncias químicas na pele. Mas felizmente há mais de um tratamento para eliminar o furúnculo. Se você estiver passando por esse problema, experimente um desses métodos naturais.

furúnculo

Os nódulos avermelhados podem provocar muito desconforto e fortes dores. iStock, Getty Images

Como tratar um furúnculo

Antes de partir para o tratamento, é importante saber o que não fazer. Jamais aperte o furúnculo, já que a bactéria pode se espalhar e causar mais nódulos. Os remédios naturais são muito comuns para este tipo de tratamento, mas vale salientar que podem não ser suficientes para fazer os sintomas desaparecerem. Sendo assim, é importante buscar ajuda médica, que pode receitar antibióticos para um tratamento paralelo.

Veja alguns métodos para tratar um furúnculo de forma natural:

Neem

As propriedades antissépticas, antimicrobianas e antibacterianas do neem indiano ajudam a tratar furúnculos e muitos outros tipos de infecções de pele. Para isso, você precisa de um maço de folhas de neem moídas para obter uma pasta, que deve ser aplicada sobre a área afetada. Você também pode ferver as folhas em água até que a quantidade reduza a um terço, lavando a área afetada com essa água.

Pão

Um cataplasma de pão é bastante benéfico no tratamento deste problema na pele. Pegue um pedaço de pão e deixe de molho em leite ou água morna. Agora coloque o pão embebido no furúnculo por alguns minutos e isso irá ajudar reduzir a inflamação. Faça este remédio duas vezes por dia, até que a área fique curada completamente.

Açafrão

O açafrão é um purificador do sangue natural e tem propriedades anti-inflamatórias que podem ser muito úteis no tratamento dos nódulos. Misture uma colher de chá de açafrão em pó em um copo de água morna ou leite. Beba essa mistura de ervas três vezes por dia durante quatro a cinco dias. Além disso, você pode fazer uma mistura de quantidades iguais de gengibre fresco e açafrão e aplicar a pasta sobre o local, cobrindo com um pano limpo.

Cebola

A cebola também possui substâncias antissépticas, que atuam como um agente antimicrobiano eficaz no tratamento para o furúnculo. Basta cortar uma grossa fatia, colocar sobre a úlcera e envolvê-la com um pano para que o calor gerado, a partir da cebola, possa atuar de maneira eficaz. Repita o processo de três a quatro vezes por dia.

Compressas quentes

Aplicar uma compressa de pano quente é a maneira mais fácil de tratar furúnculos. Molhe um pano limpo em água e coloque-a sobre o local por 10 a 12 minutos. Para melhores resultados, use água morna e sal. Certifique-se de que a compressa esteja úmida e quente. Repita o processo de pelo menos seis vezes por dia.

Estes tratamentos naturais certamente trarão algum alívio para o desconforto. Mas você precisa seguir com os remédios por alguns dias, para ver os resultados positivos. Se não haver qualquer alívio depois de uma semana, consulte o seu médico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!