Remédios Caseiros

Aprenda técnicas caseiras para tratar a dor de cabeça

Por Redação Doutíssima 12/10/2014

Seja no dor-de-cabeça A dor de cabeça pode estar relacionada a diversos problemas do seu corpo. Foto: iStock, Getty Images[/caption]

Chás contra dor de cabeça

Começando a lista de chás que contêm substâncias atuantes contra a dor de cabeça, nós temos o chá de gengibre, que age como uma aspirina, bloqueando a síntese de prostaglandina – substância que auxilia no controle de inflamações no corpo. A planta não é indicada para pessoas que tomem medicação anticoagulante, podendo causar hematomas e sangramentos.

Para prepará-lo, corte o gengibre em rodelas e separe. O número de rodelas vai depender da quantidade de chá que você deseja preparar – tome como base quatro rodelas para cada litro. Amasse o gengibre com um garfo, assim os componentes da planta sofrerão infusão com a água mais rapidamente. Coloque a água no fogo e adicione o gengibre quando a mesma estiver fervendo. Tome à vontade.

Caso a origem da sua dor de cabeça seja um quadro de estresse, a camomila também é recomendada, por ser um calmante natural. Os ingredientes necessários são uma xícara cheia de flores de camomila e meio litro de água.

Deixe a água alcançar seu ponto de fervura, acrescente a camomila e tampe a panela. Após 15 minutos desligue, coe e está pronto.  Adicione algumas gotas de limão antes de beber.

Lavanda é eficaz contra a dor de cabeça

Massagear as têmporas, pescoço e atrás das orelhas também pode ser eficaz para aliviar a dor de cabeça. Aplique algumas gotas de óleo de lavanda ou alfazema nas mãos e faça movimentos circulares nas áreas indicadas. Tanto a alfazema quanto a lavanda possuem propriedades relaxantes.

Outro uso eficaz para lavanda é a inalação. Acrescente algumas gotas de lavanda em um recipiente com água quente, incline a cabeça e tampe-a com uma toalha ou pano, criando um ambiente “fechado”. Inale os vapores da infusão através de respirações longas e pausadas. Tome cuidado para não ingerir o líquido.

Outras técnicas

Compressas frias, através de panos resfriados ou bolsa com gelo, também são eficazes no combate à dor de cabeça. Basta colocar vários cubos de gelo em uma bolsa e aplicar sobre a cabeça. Caso opte pelo pano frio, precisará de um recipiente para resfriá-lo por perto, pois ele captará a temperatura do corpo muito rapidamente.

Essa técnica funciona porque o frio faz com que os vasos sanguíneos da cabeça se contraiam, aliviando a pressão sobre os nervos ao redor e, por conseguinte, a dor. Esse procedimento é mais adequado para enxaquecas e dores de cabeças mistas. Já se o mal-estar está sendo causado devido a tensões musculares, o ideal são aplicações de calor na parte afetada.

Os tratamentos naturais podem trazer alívio imediato, mas tenha em mente que, caso as dores não cessem ou aconteçam com muita frequência, o mais indicado é que um especialista seja procurado. Ele próprio poderá recomendar quais remédios naturais são os mais indicados, caso essa seja a sua preferência.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!