Remédios Caseiros

Hamamélis: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

Hamamélis é um daqueles produtos simples e naturais que sempre deve estar à mão. Se você nunca ouviu falar de hamamélis, saiba que este adstringente natural não é apenas impressionante para a sua pele, mas tem muitos outros usos surpreendentes para a saúde.

Muito comum na América do Norte e na Europa, a planta possui um poderoso poder adstringente, já que suas folhas, cascas e galhos são ricos em taninos. Os taninos são encontrados em qualquer adstringente natural.

hamamelis

Entre suas principais propriedades, a hamamélis é um excelente adstringente natural. Foto: iStock, Getty Images

Devido às suas qualidades antissépticas e antibacterianas, o extrato da planta é frequentemente usado em pomadas para a pele, adstringentes, loções pós-barba, sabonetes e géis de banho. As propriedades antioxidantes e antienvelhecimento de hamamélis também são úteis contra os danos da radiação UV, rugas e outros sintomas de envelhecimento.

Remédios caseiros com hamamélis

 

As sementes da planta são comestíveis e geralmente usadas para extrair o óleo, usado no tratamento de muitas doenças. Você pode usar a hamamélis como um remédio caseiro para vários problemas de saúde. Veja alguns deles.

1. Problemas de pele

 

 

Estudos mostram que a planta possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e adstringentes, que podem ser benéficas no tratamento de furúnculos, acne, manchas, cortes, picadas de insetos, dermatite, eczema, herpes, e rugas.

O extrato  deve ser aplicado diretamente sobre a área afetada, ou pode ser diluído em igual porção de água ou azeite extra virgem, e aplicado três vezes ao dia.

2. Hemorroidas

 

Alguns estudos mostram que os flavonoides, os taninos e os outros produtos químicos da hamamélis ajudam na cicatrização dos vasos sanguíneos danificados, responsáveis ​​por causar hemorroidas. Um remédio caseiro simples é fazer chá de hamamélis, usando uma colher da planta e um copo de água.

Deixar ferver a mistura por 20 minutos, pegar um pedaço de algodão, umedecer no chá morno e aplicar por 3 minutos nas hemorroidas. Em seguida, substituí-lo por um novo. Repita o processo por 15 minutos, após cada evacuação, e à noite antes de ir para a cama.

Ao repetir a aplicação deste remédio caseiro em intervalos regulares, as propriedades anti-inflamatórias da planta reduzem o inchaço em poucos dias. Se as hemorroidas são devido à constipação, também é importante consumir muita fibra e beber pelo menos oito copos de água por dia, para ajudar a suavizar as fezes.

3. Varizes

 

Acredita-se que os polifenóis e outros produtos químicos da hamamélis ajudam com os vasos sanguíneos inchados que causam as varizes. Basta mergulhar um pano em uma solução feita através da mistura de 15 gotas de extrato de hamamélis em uma xícara de água morna e aplicar sobre a área afetada.

Ao aplicar as compressas, manter as pernas sobre uma superfície plana em linha reta. Repita esse processo três vezes ao dia, durante 15 minutos, especialmente antes de ir para a cama.

4. Problemas bucais

 

A atividade antisséptica, anti-inflamatória e adstringente desta planta pode ajudar a curar inflamações na garganta, gengiva e laringe.

Um simples remédio caseiro para tratar a gengivite, laringite e dor de garganta é fazer um chá, fervendo uma colher de hamamélis em uma xícara de água, por cerca de 10 minutos. Use essa mistura para gargarejos e como uma lavagem da boca três vezes ao dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!