Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para reduzir inflamações

Por Redação Doutíssima 12/11/2014

As inflamações podem surgir em qualquer parte do nosso corpo, e em razão de diversas causas, como batidas, feridas e alguns outros problemas de saúde dos quais podemos estar acometidos. Além dos anti-inflamatórios receitados pelos médicos, que compramos em farmácias, também é possível optar por remédios caseiros feitos para reduzir inflamações. Conheça algumas opções abaixo.

5eduzir-inflamações

Remédios naturais e caseiros são eficientes para combater inflamações. Foto: iStock, Getty Images

Melhores remédios caseiros para reduzir inflamações

Arnica

A arnica é um excelente remédio natural para reduzir inflamações originadas de batidas ou torsões. Essa planta possui diversas propriedades anti-inflamatórias. Para obter esse benefício, é preciso agir com rapidez: assim que houver o choque ou a torsão, é necessário aplicar na zona afetada alguns panos molhados com arnica.

Seguindo rapidamente esse roteiro, você será capaz de evitar não apenas a inflamação, mas também a dor e um possível hematoma que normalmente acompanham as lesões dessa natureza.

Cúrcuma

A cúrcuma é usada há mais de 2,5 mil anos na Índia. E isso não é à toa, já que a especiaria possui uma série de propriedades benéficas e curativas, dentre elas as propriedades anti-inflamatórias – além de propriedades antissépticas e antibacterianas. Todos esses benefícios decorrem de uma substância em especial presente na especiaria, que é a curcumina.

Para utilizar a cúrcuma para reduzir inflamações, você deve estar ciente de que os efeitos não são imediatos – às vezes levam uns dois meses para mostrarem o resultado. De toda forma, quando associada a outros agentes, como a bromelina, é possível catalisar esse efeito benéfico, combatendo a inflamação e a dor aguda decorrente de algumas condições, como a síndrome do túnel do carpo e a artrite.

Gengibre

O gengibre é outro daqueles alimentos milagrosos, que possuem uma série de propriedades extremamente benéficas à saúde do ser humano. Para usá-lo para reduzir inflamações, não é preciso muito, basta tomar meia colher de gengibre em pó todos os dias – e não precisa ser pura, você pode adicioná-lo à salada para deixar tudo mais saboroso.

Além das propriedades anti-inflamatórias, vale lembrar que o gengibre é um dos alimentos chamados termogênicos, que favorecem bastante os sistemas digestivo, circulatório e respiratório, auxiliando também na luta contra a balança.

Camomila

A camomila também é uma ótima opção para reduzir inflamações. Para obter os benefícios dessa especiaria, você pode optar por dois modos: usá-la em infusão, preparando um chá, ou então de modo tópico e externo. De todo modo, para usá-la de modo tópico e externo, é preciso preparar o chá em infusão e aplicá-lo sobre a zona afetada para que ele auxilie no combate à inflamação.

Malva

A malva é uma excelente aliada para reduzir inflamações. Ela possui diversas propriedades anti-inflamatórias, principalmente para aquelas que aparecem na boca, como as na gengiva. Além disso, ela é extremamente benéfica para o sistema respiratório, evitando tosse e bronquite. A melhor dica é fazer um chá com a planta.