Remédios Caseiros

Acabe com o incômodo dos calos usando receitas simples e caseiras

Por Redação Doutíssima 13/10/2014

Os calos são comuns entre diversas pessoas que passam o dia inteiro usando sapatos apertados ou de salto alto. Eles são camadas grossas e endurecidas de pele, que se desenvolvem quando o corpo tenta se proteger contra o atrito e a pressão causada pelos calçados. Um calo também pode surgir em um dedo ou palma da mão, devido a repetidos esforços com alguma ferramenta ou aparelho.

calos

Caminhar poucos metros pode ser um suplício para quem sofre com calos nos pés. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar e amenizar a dor dos calos

Em uma pessoa plenamente saudável, os calos desaparecem quando a fonte de fricção e pressão desaparece, então o tratamento é necessário apenas quando eles persistem e causam muito desconforto. Mas quem possui diabetes ou outra condição médica que causa má circulação sanguínea nos pés pode ter um maior risco de complicações nesses caroços, necessitando de uma orientação médica para recomendar os cuidados mais adequados.

Mesmo não sendo muito grave, esse é um problema que geralmente incomoda as pessoas, além de deixar a pele com um aspecto nada agradável. Para suavizar ou até remover essas grossas camadas de pele, há algumas soluções caseiras, bem fáceis de se preparar. Se você tem calos e quer se ver livre deles, vale apena tentar. Veja algumas opções:

Conheça 4 soluções caseiras para acabar com os calos

Óleo de rícino e vinagre de maçã

Encha uma bacia com água quente e sabão e, em seguida, adicione uma xícara de vinagre de maçã. Depois, mergulhe os seus pés na água por, pelo menos, 15 minutos. Fazendo esse procedimento, os calos já devem estar mais macios e você poderá usar, suavemente, uma pedra pomes.

Mas cuidado para não machucar a pele. Após esse procedimento, aplique sobre os caroços o óleo de rícino ou a mamona. Os calos devem descascar após 10 dias de tratamento.

Limão

Antes de ir para a cama, corte uma fatia de casca de limão, com cerca de uma polegada de comprimento e a largura do seu dedo do pé. Depois, coloque-o sobre o calo e prenda com um curativo e, em seguida, cubra com uma meia de algodão branco e deixe agir durante a noite. Repita o tratamento até que o calo desapareça por completo.

Cebola

Em um recipiente de vidro, despeje vinagre branco sobre uma fatia de cebola branca. Deixe o recipiente em um lugar quente durante o dia e, em seguida, cubra os calos com a cebola antes de ir para a cama. Use uma faixa para manter a cebola no lugar enquanto você dorme. Pela manhã, lave o local e passe uma pedra pomes suavemente, repetindo o processo até acabar como calo.

Aspirina

Esmague cinco ou seis comprimidos de aspirina não revestidos e misture com vinagre de maçã e água, até formar uma pasta.  Depois, esfregue a mistura e use uma faixa para mantê-la no local. Aguarde de pelo menos 10 minutos e, em seguida, passe suavemente a pedra pomes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!