Remédios Caseiros

Trate a sinusite com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 24/10/2014

A sinusite é uma doença que se caracteriza por uma inflamação da mucosa dos seios da face. Essa condição pode provocar uma série de sintomas, como dor de cabeça intensa, obstrução nasal, febre e indisposição. Além do tratamento médico normal, você pode tentar alguns remédios caseiros para combater esses sintomas.

sinusite

Infusões são os remédios naturais mais usados para tratar a sinusite. Foto: iStock, Getty Images

Infusões podem acelerar a cura da sinusite

Uma das formas mais eficazes de tratar a sinusite em casa é com a infusão de eucalipto. Esta medida diminui a inflamação e ainda promove uma limpeza na mucosa nasal. A infusão deve ser direcionada ao nariz para ser respirada. Você vai precisar apenas de óleo essencial de eucalipto e água.

Em uma panela, coloque água e adicione algumas gotas de óleo de eucalipto, ou somente algumas folhas da planta. Deixe aquecendo até que produza bastante vapor. Ponha uma toalha na cabeça, para criar o efeito de sauna, e respire o vapor. Isso deverá aliviar os incômodos sintomas da sinusite.

Você também pode usar a raiz de gengibre ralada para combater a sinusite. Da mesma forma que o eucalipto, a indicação é uma infusão – na qual podem ser usadas folhas de eucalipto também.

Ferva a raiz de gengibre e as folhas de eucalipto em um litro de água por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, filtre e acrescente suco de limão e algumas colheres de mel. A melhora é notada se a infusão for tomada diariamente.
Verbena para tratar sinusite

Para descongestionar o nariz e combater os sintomas da sinusite, a verbena é uma das plantas mais utilizadas. A ideia é fazer uma cataplasma, que deve ser preparada da seguinte maneira: ponha duas colheres das de sopa de verbena em uma frigideira e, quando começar a sentir o aroma, acrescente duas colheres das de sopa de azeite e duas claras batidas.

Quando se transformar em uma emulsão, ponha sobre um pano ou gaze e aplique nas cavidades do nariz por 10 minutos.

Para acabar com a secreção cristalizada

Em um copo de água morna filtrada, coloque uma colher de sal de cozinha e despeje em um recipiente. Com a cabeça abaixada, tampe uma das narinas e aspire rapidamente a água morna salgada. Cuspa logo em seguida. Repita o procedimento com a outra narina. Para eliminar a secreção cristalizada, provocada pela sinusite, o ideal é repetir o procedimento três vezes ao dia.

Para aliviar a dor

Outras opções para acabar com a dor causada pela sinusite estão ao seu alcance. Confira outras dicas:

– Mentol ou compressas de eucalipto podem aliviar a dor e diminuir a inflamação se forem colocados sobre os seios paranasais

– O uso do vaporizador facilita a respiração e a “soltar” as secreções

– Vapor com camomila, de duas a três vezes por dia é uma das opções mais usadas

– Toalhas quentes nas áreas mais sensíveis, como os olhos e os pômulos, promovem alívio gradual.