Remédios Caseiros

Veja os 5 melhores remédios caseiros para dormir mais rápido

Por Redação Doutíssima 06/12/2014

Estresse, ansiedade, depressão ou uma dor crônica são alguns dos fatores causadores da insônia, distúrbio que prejudica o sono das pessoas. Muitos ficam rolando por horas na cama até conseguir pegar no sono ou acordam no meio da noite e não conseguem voltar a dormir. Então, acabam passando o dia cansados e mal-humorados. Mas esse mal tem cura: confira os melhores remédios caseiros para dormir mais rápido sem apelar para medicamentos calmantes.

dormir-mais-rapido

Receitas caseiras e naturais ajudam a dormir melhor. Foto: iStock, Getty Images

Confira as melhores receitas naturais para dormir mais rápido

 

  1. Camomila

 

A camomila é uma planta medicinal que proporciona um relaxamento corporal e diminuição do estresse, agindo como um tranquilizante natural, devido à ação de um aminoácido. Prepare esse chá fervendo um copo de água com duas colheres (chá) de flores de camomila.

 

Deixe descansar durante 10 minutos e coe. Lembre-se de beber todos os dias, meia hora antes de ir deitar, e você passará a dormir mais rápido.

 

  1. Maracujá

 

A fruta de maracujá possui uma substância conhecida como passiflorina, que deixa o indivíduo relaxado, além de ter propriedades sedativas. Para dormir mais rápido você pode consumir essa fruta de duas maneiras: em forma de chá ou suco.

 

Caso opte pelo chá, você precisará de três colheres (sopa) de folhas de maracujá verdes e três xícaras de água. Você deve ferver tudo durante 10 minutos, coar e beber em três porções separadas. Tome a primeira no fim da tarde e a última quando for se deitar.

 

Se preferir, prepare o suco da fruta, separe a polpa de um maracujá, 300 ml de água, três gotas de limão e mel. Comece lavando bem o maracujá, em seguida descasque-o, corte ao meio e retire sua polpa. Feito isso, leve ao liquidificador e bata junto da água e das gotas de limão. Adoce a gosto com o mel e beba meia hora antes de ir deitar.

 

  1. Alface

 

Por causa do seu efeito sedativo, que ameniza os nervos e relaxa a musculação, o chá de alface é muito recomendado para quem tem dificuldades para dormir. Reserve 100 gramas de alface e 500 ml de água. Lave bem as folhas da alface e corte os talos e as folhas.

 

Leve a água ao fogo e, quando alcançar a fervura, adicione as alfaces e tampe. Deslique e deixe parado por cerca de 15 minutos. Tome esse chá morno pouco antes de ir dormir.

 

  1. Banana

 

Além de possuir um alto nível das vitaminas A,C, K e B6 e ser rica em triptofano – um antidepressivo natural que atua regulando os níveis de serotonina das pessoas, deixando com um humor elevado -, a banana possui uma substância calmante que desacelera as atividades cerebrais, ajudando a dormir mais rápido. Coma três bananas por dia – uma no período da noite – e você não terá mais problemas de insônia.

 

  1. Cidreira

 

Aposte no chá de cidreira para dormir mais rápido, já que a planta possui propriedades calmantes que relaxam o organismo. Coloque duas colheres (chá) de folhas de cidreira em uma xícara e cubra com 500 ml de água fervente.

 

Cubra, deixe amornar e, em seguida, coe e beba na hora em que for se deitar. Se preferir prepare um suco, batendo no liquidificador um litro de água gelada, folhas frescas de cidreira limpas e picadas, o suco de um limão e meio copo de açúcar. Depois é só peneirar e beber.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!