Remédios Caseiros

Controle a pressão baixa com soluções caseiras

Por Redação Doutíssima 13/10/2014

Menos conhecida que a hipertensão, a hipotensão arterial, ou pressão baixa, pode causar uma série de sintomas, muitas vezes de difícil identificação. Em casos graves, essa diminuição da pressão arterial pode ser fatal. Dependendo das causas, algumas soluções podem ajudar a baixar pressão. Em casos mais graves, precisam de atenção médica.

pressão-baixa

A pressão arterial baixa pode ser causada por desidratação. Foto: iStock, Getty Images

Tipos e causas da pressão baixa

Os problemas de saúde surgem quando a pressão arterial cai repentinamente e o cérebro é privado do suprimento adequado de sangue. Isso pode causar tonturas e desmaios.

Outro tipo de pressão baixa é conhecido como hipotensão postural ou hipotensão ortostática. Esses casos ocorrem quando você muda de posição abruptamente, especialmente quanto está sentando há muito tempo. A baixa pressão pode também ser causada por desidratação ou por uma grande perda de sangue.

Tratando a pressão baixa com remédios naturais

Quem sofre um súbito episódio de pressão arterial baixa deve sentar ou deitar imediatamente e elevar os pés acima do nível do coração.

Para prevenir novos eventos e controlar a pressão baixa, há uma série de remédios naturais que podem combater os sintomas. Lembramos novamente que, se eles estiverem muito persistentes e graves, um médico deverá ser consultado.

Métodos naturais para controlar a pressão baixa

Beterraba

O suco de beterraba crua é um tratamento bastante eficaz contra a baixa pressão arterial, já que é rico em açúcares naturais. Um copo deste suco, duas vezes ao dia, pode fazer esta condição melhorar rapidamente.

Beterraba é um ótimo aliado contra a pressão baixa

A beterraba é um dos alimentos mais úteis para combater a pressão baixa. Foto: iStock, Getty Images

Sais de Epsom

Os sais de Epsom têm provado ser muito úteis para aumentar a pressão arterial, e por isso são considerados um eficiente remédio caseiro, que proporciona resultados imediatos para o problema. Para se beneficiar de todas as propriedades desses sais, você deve dissolvê-los em um banho quente por ao menos 15 minutos.

Sal

O sal é um ingrediente que deve ser limitado na dieta de uma pessoa que sofre de pressão alta. Por outro lado, se o caso é de pressão baixa, especialistas recomendam o aumento da quantidade de sal na comida. Mas fique atento, porque no caso das pessoas mais velhas, o excesso de sódio pode causar insuficiência cardíaca.

Portanto, antes de adotar esse método, consulte o seu médico. O uso de molho de soja é a alternativa ao sal para aumentar o sódio na dieta.

Ginseng

O ginseng pode corrigir os desequilíbrios no corpo, especialmente os que são causados ​​pelo estresse. Assim, ele tem sido usado por milhares de anos na medicina tradicional chinesa com fins diversos, incluindo tratar a pressão baixa.

Basta adicionar meia colher de chá de raiz de ginseng ralada em um copo de água. Ferva por 10 minutos, retire do fogo e deixe descansar por 20 minutos. Beba o chá uma ou duas vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!