Remédios Caseiros

Papoula: conheça os benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 29/01/2015

A papoula é uma planta muito comum em lugares que possuem grande concentração de cal no solo, como ocorre na Ásia, África e parte da Europa. Há 3 variedades distintas da planta, que também é conhecida como papoila, a vermelha, a sonífera e a de ouro. Cada uma delas possui determinadas propriedades curativas. Vamos conhecê-las?

papoula

Variações desta planta apresentam propriedades distintas. Foto: iStock, Getty Images

Papoula Vermelha

 

A papoila vermelha é uma planta silvestre e cresce na Europa, no norte da África e na Ásia. Antigamente era utilizada para diversas finalidades, mas atualmente, apenas na região mediterrânea que é mais utilizada – nos outros locais, perdeu um pouco sua importância.

É possível consumir suas sementes, as folhas e as pétalas de sua flor, desde que a colheita seja feita com o devido cuidado. Por isso, é mais interessante adquiri-las em lugares especializados para produtos naturais, ao invés de fazer uma plantação caseira.

Atualmente, ela é mais utilizada para a elaboração de alguns tipos de bebidas alcoólicas e também de tintas utilizadas por pintores profissionais. Do ponto de vista da culinária, seu óleo é usado como adereço para determinados pratos.

Quanto aos benefícios para a saúde, foram relatados efeitos sedantes em crianças e idosos, e a espécie vermelha também é indicada como uma excelente alternativa de expectorante. Ainda, pode tratar a ansiedade e acrescentar mais qualidade ao sono, bem como diminuir dores em determinados locais do corpo humano, como o peito e a garganta.

É necessário ter cuidado na utilização, porém, já que seu consumo em excesso causa dores estomacais e outros transtornos digestivos. Além disso, não se recomenda o consumo para mulheres grávidas.

Papoula de Ouro

 

Também conhecida como papoula da Califórnia, essa versão da papoila é excelente como um remédio sedante – por isso é empregada no tratamento natural de alguns transtornos psíquicos, que vão desde a insônia até questões mais complexas, como crises de ansiedade e tensão nervosa.

Em contrapartida e de forma até um pouco contraditória, também é considerada um estimulante para a memória, concentração e estímulo ao intelecto das pessoas idosas.

Além disso, é uma opção interessante para quem está acometido de dor de dente e busca uma alternativa natural para tratá-la. É que esse tipo de papoula tem também propriedades analgésicas, excelentes para esses casos.

Papoula Sonífero

 

Como o próprio nome dessa espécie já sugere, a papoila sonífero é um sedante muito potente. Todavia, destacam-se nelas as suas propriedades narcóticas, razão pela qual em diversos países é necessária uma autorização especial para cultivá-la – é dela que se extrai o suco para a produção de drogas como a heroína, por exemplo.

No campo da saúde, a papoula sonífero é famosa por sua quantidade expressiva de codeína, e por isso é uma substância natural que por vezes está na composição de analgésicos para tratar dores musculares e ósseas muito fortes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!