Remédios Caseiros

Elimine as olheiras com métodos caseiros

Por Redação Doutíssima 13/10/2014

Costumamos relacionar o surgimento das olheiras a uma noite de sono mal dormida. Embora ela possa, sim, originar essa condição, não é o único motivo. Excesso de melanina, hereditariedade, idade e aumento dos vasos sanguíneos que irrigam a pálpebra inferior do olho também podem desencadear o problema. Para eliminar esse inchaço ou escurecimento da pele abaixo dos olhos, aprenda algumas receitas caseiras.

olheiras

Aplicar rodelas de pepinos sobre os olhos pode ser eficiente contra as olheiras. Foto: iStock, Getty Images

Receitas caseiras para acabar com as olheiras

Aplicar rodelas geladas de batata ou pepino sobre a região é uma das técnicas que ajudam a combater as olheiras. Apenas o fato de a pessoa ficar relaxada, deitada e com os olhos fechados, já contribui para diminuir o inchaço, reduzindo a aparência escura de baixo dos olhos. Enquanto isso, o frio causa uma vasoconstrição, fazendo os vasos sanguíneos se estreitarem, melhorando a circulação.

Esse método é extremamente simples. Corte rodelas de pepino ou batata e leve à geladeira até que elas estejam frias. Feito isso, coloque-as sobre os olhos e permaneça deitado por cerca de 20 minutos, lavando o rosto com água morna em seguida, estimulando a circulação. Se quiser, corte mais rodelas e deixe-as esfriando enquanto está deitado, e troque quando a que estiver sobre os seus olhos ficar morna.

Outra opção é fazer um suco com batata e pepino. Descasque e rale duas batatas e dois pepinos e deixe-os na geladeira por 30 minutos. Em seguida, bata-os no liquidificador com 200ml de água. Com um algodão ou gaze, espalhe o suco sobre a área, deixando agir por 15 minutos, lavando o rosto com água fria em seguida.

Uma pasta feita com suco de abacaxi e açafrão também pode ser usada no combate às olheiras. Prepare um suco natural de abacaxi e, em um recipiente, misture o líquido com açafrão. Mexa até que a mistura ganhe consistência e aplique na região afetada. Deixe o composto atuar por 20 minutos, lavando o local na sequência e repetindo o procedimento de duas a três vezes por dia.

Outra técnica é massagear a superfície escurecida com óleo de amêndoas, que faz com que a pele ao redor dos olhos fique mais clara. Faça movimentos suaves com algumas gotas durante 15 minutos, quando já estiver indo dormir, e lave o rosto com água fria pela manhã. Essa técnica também pode ser feita com o óleo de vitamina E, que possui as mesmas propriedades do de amêndoa.

Compressas com chá, frutas e hidratação também evitam olheiras

São conhecidas as propriedades calmantes e descongestionantes do chá de camomila. No caso de inchaços e sinais de olheiras, ele também é útil quando seus sachês são aplicados em forma de compressa, por 5 minutos. Basta deixá-los repousando na geladeira por uma noite, dentro de uma xícara de água.

Outra compressa que pode ser feita é a de mamão com leite, que também age clareando as manchas escuras. No liquidificador, bata meio mamão papaia, sem cascas e sem sementes, junto com 100ml de leite, até que se forme uma “papinha”. Depois, aplique direto na pele ou com uma gaze, por 15 minutos. Faça uma vez por semana.

Além das compressas, uma dieta balanceada, com vegetais e frutas ricas em vitamina C, ajuda a fortalecer a parede dos vasos sanguíneos. Sucos naturais e muita água também colaboram, desintoxicando o organismo e hidratando a pele.

A prevenção é algo indispensável para evitar que as olheiras permaneçam por muito tempo. Diminuir o sal é um bom começo, já que o sódio presente nele é um dos principais responsáveis pela retenção de líquidos, que, por sua vez, agrava o inchaço na parte inferior dos olhos. Por último, mas não menos importante, nunca abra mão de uma noite de sono de qualidade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!