Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para evitar o arroto

Por Redação Doutíssima 14/10/2014

O arroto é considerado um ato rude e um momento embaraçoso. Mas às vezes pode ser bastante difícil segurá-lo, o que pode causar um constrangimento público. Ele acontece devido a problemas como o refluxo ácido e azia, ou quando você, ao comer ou beber, engole muito ar, que acaba acumulando no estômago. A reação do órgão é se livrar do excesso de ar para, assim, reduzir a pressão.

A frequência de arrotos se intensifica quando tomamos bebidas gaseificadas ou estamos nervosos, e eles podem se tornar involuntários. Para não correr o risco de passar vergonha, há uma série de soluções caseiras eficientes contra o arroto.

arroto

O arroto pode até ser involuntário, mas não deixa de ser falta de educação. Foto: iStock, Getty Images

Conheça 5 maneiras de acabar com o arroto

Gengibre

Um dos mais populares métodos para o tratamento de problemas no estômago e distúrbios gastrointestinais, o gengibre também pode fazer sumirem os arrotos. Aguente o sabor picante do gengibre e mastigue um pedaço de duas a três vezes ao dia.

Você também pode comer gengibre com mel, tornando-o mais saboroso. Preparar o chá da raiz é outra maneira de consumir essa alimento medicinal.

Iogurte

Outro alimento simples e eficaz que você pode adicionar à sua dieta diária é o iogurte. Sua cultura de bactérias vai cuidar de todos os seus problemas de estômago e cultivar os bons microrganismos em seu estômago. A versão mais diluída de iogurte é a melhor alternativa para evitar o arroto.

Portanto, dilua o iogurte com água e adicione algumas sementes de cominho para manter o estômago saudável e, dessa maneira, reduzir os episódios de arroto.

Chá de hortelã

A hortelã oferece um alívio para doenças do estômago e problemas relacionados com gases. Você pode mastigar folhas de hortelã ou preparar um chá, fervendo as folhas em um copo de água. Aguarde a infusão por 10 minutos e coe antes de beber. Tome o chá de hortelã duas vezes por dia para controlar os sintomas naturalmente.

Chá de hortelã diminui a ocorrência de arrotos

O chá de hortelã é ótimo para aliviar o estômago e evitar o arroto. Foto: iStock, Getty Images

Mamão

O mamão tem muitas propriedades que melhoram desde a saúde da pele até a do sistema digestivo, pondo fim às crises de arroto. A enzima encontrada no mamão, a papaína, ajuda na digestão e na prevenção da formação de gases no estômago, eliminando assim a necessidade de arrotar. Portanto, a dica é apenas incluir o mamão diariamente no seu café da manhã.

Fechar a boca ao comer

Agora que você já aprendeu sobre os remédios caseiros para se livrar do arroto, vamos falar sobre algumas maneiras à mesa que contribuem para evitá-lo. Como já falamos, ele ocorre quando o ar entra no seu estômago durante a mastigação. Assim, manter a boca fechada ao comer é a mais eficaz maneira de não arrotar.

Também contribui comer devagar e mastigar bem os alimentos antes de engolir. A maioria de nós está sempre com pressa e engole os alimentos sem mastigar adequadamente, o que permite que esta grande quantidade de ar para entre em nosso estômago, originando o arroto.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!