Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para melhorar o equilíbrio hormonal

Por Redação Doutíssima 14/11/2014

Menstruação irregular, falta de libido, mudanças de humor e aumento de peso podem ser sinais de problemas em relação aos hormônios nas mulheres. Se você procurar melhorar o seu equilíbrio hormonal, algumas dicas e remédios caseiros podem lhe ajudar.

equilíbrio-hormonal

É possível recuperar o equilíbrio hormonal com receitas naturais e caseiras. Foto: iStock, Getty Images

Como recuperar o equilíbrio hormonal

Apesar de ser mais comum nas mulheres, o desequilíbrio hormonal também pode ocorrer nos homens, principalmente depois dos 40 anos de idade. Isso causa modificações tanto no funcionamento fisiológico quanto no psicológico, tornando a pessoa mais irritada, com sintomas de depressão e sentindo mal-estar.

A dica para quem sofre desse problema é comer alimentos ricos em zinco e ômega 3, como ovos, nozes e diversos tipos de peixes. Incluir mais fibras na dieta também pode auxiliar a melhorar o equilíbrio hormonal, pois elas regulam nosso sistema. Melhor ficar longe da cafeína e álcool, pois ambos, quando consumidos em excesso, aumentam ainda mais esses sintomas.

Ter uma dieta diferenciada é importante para melhorar o equilíbrio hormonal e muitos alimentos servem como aliados. Muitas vezes, porém, é preciso um tratamento mais intensivo, com reposição de hormônios.

Por isso, se os sintomas não amenizarem com os remédios caseiros, é necessário consultar um médico especialista, para que seja feito um exame de sangue e o paciente possa seguir o procedimento adequado para seu caso.

Remédios caseiros para equilíbrio hormonal

Suco de cenoura e couve-flor

Ingredientes:

– 150 g de couve-flor

– 2 cenouras

– ½ xícara de salsa

Modo de Preparo:

Esse remédio caseiro é muito simples de preparar. Basta lavar bem as cenouras, cortá-las em pequenos pedaços e separar a couve-flor em raminhos. Posteriormente, adicione todos os ingredientes em uma centrífuga para que sejam reduzidos a suco. Beba este suco sempre no início do dia para potencializar seu efeito.

A couve-flor é ótima para melhorar o equilíbrio hormonal por ser rica em vitamina B3, que ajuda nos neurotransmissores do cérebro.

Suco de pêra e kiwi

Ingredientes:

– 2 kiwis

– 2 pêras

Modo de Preparo:

O modo de fazer é praticamente o mesmo do suco anterior. Lave bem as frutas, descascando-as, e, posteriormente, adicione-as na centrífuga. Após o suco ser retirado da máquina, deve ser bem misturado, até que fique homogêneo. Aconselha-se que o indivíduo com desequilíbrio hormonal beba pelo menos três copos desse suco semanalmente.

Óleo essencial de sálvia

O óleo essencial de sálvia é um bom remédio para ajudar no equilíbrio hormonal e aliviar as ondas de calor da menopausa, devido às suas propriedades estrogênicas. A melhor forma de utilizá-lo é através da inalação, mas também é possível diluí-lo a um óleo de massagem, como o de amêndoas, e massagear o abdômen.

Ginseng

O ginseng também estimula as glândulas supra-renais e pode contribuir para a melhora nos sintomas da menopausa. É possível encontrá-lo em lojas de produtos naturais de diferentes formas, como chá ou cápsulas.


Sites parceiros