Remédios Caseiros

Cure as mãos secas com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 15/10/2014

Quando o tempo fica com pouca umidade, especialmente no inverno, é comum ter as mãos secas. Para muitas pessoas, no entanto, essa condição se torna bastante desconfortável, pois surgem rachaduras, vermelhidão e coceira, além da sensação ruim de perder parte da sensibilidade.

mãos-secas

Condições climáticas podem ser o motivo do ressecamento da nossa pele. Foto: iStock, Getty Images

Por que tenho as mãos secas?

Muitos motivos podem desencadear as mãos secas, como falta de proteção solar, uso de produtos químicos, manuseio de água muito quente e fatores climáticos. Preocupar-se com isso pode parecer um capricho exagerado, mas as possíveis rachaduras podem possibilitar a proliferação de bactérias, dando origem a infecções.

Por esse motivo, quando você sentir as mãos secas demais, é importante tratar dessa condição. Se você acha os cremes hidratantes disponíveis no mercado muito caros ou prefere usar produtos naturais, há uma série de opções caseiras para resolver esse problema.

Dicas para tratar mãos secas

Antes de chegar às receitas, saiba como prevenir o ressecamento demasiado das suas mãos. Use sempre luvas de látex quando for expor suas mãos a substâncias químicas, opte por sabonetes hidratantes e fique longe de produtos que possam irritar a sua pele.

Hidratar as mãos com regularidade é fundamental tanto para prevenir quando para aliviar a dor e secura da pele. Estabeleça uma rotina de hidratação, experimentando o método abaixo:

Mãos hidratadas em 1 minuto

Com esse procedimento você poderá suavizar suas mãos secas em menos de um minuto. É recomendável criar o costume de seguir essa receita diariamente, em um horário pré-estabelecido, como o retorno para a casa depois do expediente de trabalho.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de azeite (hidrata a pele)

– 1 colher de sopa de açúcar (esfolia e remove as células mortas).

O que fazer:

Basta colocar o açúcar na palma de uma mão e despejar lentamente o azeite em cima. Usando a outra palma comece a esfregar o esfoliante nas palmas das mãos. Massageie os dedos suavemente, em movimentos circulares, por cerca de 30 segundos.

Em seguida, relaxe as mãos e deixe agir por mais 30 segundos. Agora é só lavar as mãos com água morna e secar com uma toalha limpa.

Tratando mãos secas durante a noite

Se as suas mãos secas estão causando um desconforto agudo, tente esse tratamento intensivo e resolva o problema. É um método muito simples, que exige apenas dois itens.

Ingredientes:

Vaselina

– Um par de meias

O que fazer:

A vaselina é conhecida pela sua capacidade de bloquear a umidade da pele, tanto é que é utilizada pelas mulheres em uma série de tratamentos de beleza. Para suavizar as mãos secas, depois de terminar todas as suas atividades do dia, lave suas mãos com um sabonete suave e seque bem. Então pegue uma porção generosa de vaselina e esfregue em suas mãos.

Massageie as mãos por cerca de 30 segundos, coloque as meias como se fossem luvas e vá para a cama, dormindo com elas. Ao acordar, no dia seguinte, suas mãos estarão muito mais macias e hidratadas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!