Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para alisar cabelo

Por Redação Doutíssima 18/11/2014

Não é de hoje que muitas mulheres nutrem o desejo de ter os cabelos mais lisos. Apesar da última moda ser os cabelos ondulados, a praticidade e a versatilidade dos fios lisos tem sempre um número de adeptas garantido. Com isso, nos salões de beleza a cada dia surgem novos métodos de alisar cabelo, mas alguns deles podem danificar os fios e até serem perigosos para a saúde.

alisar-cabelo

Métodos naturais e caseiros podem ser muito eficientes para alisar os cabelos. Foto: Shutterstock

Por que devo alisar cabelo com métodos naturais?

A química existente nos produtos que prometem alisar cabelo pode acabar estragando os fios e, por isso, devem ser aplicados com grandes intervalos de tempo.

Mas é possível alisar cabelo sem precisar recorrer à química, graças aos vários remédios caseiros. São maneiras práticas e baratas de manter os fios lisos, além de proporcionar mais maciez e brilho. Por isso, se você quer mudar o visual, sem comprometer a saúde dos cabelos e sem pesar no bolso, veja alguns métodos para alisar cabelo em casa.

Veja como alisar cabelo com receitas caseiras

Tratamentos com óleos

O tratamento usando óleo quente é uma das melhores e mais fáceis maneiras de alisar cabelo e mantê-lo bem hidratado. As melhores opções são de coco, azeite de oliva extra virgem, amêndoas ou gergelim. Você vai precisar aquecer o óleo que você deseja usar no microondas por cerca de 20 segundos.

Aplique o óleo quente no cabelo e massageie o couro cabeludo de 15 a 20 minutos. Depois, penteie cuidadosamente, para distribuir uniformemente o óleo em todos os fios. Cubra o cabelo com uma toalha quente por 30 a 40 minutos.

Depois, lave o cabelo com um shampoo suave. Gentilmente, penteie o cabelo com um pente de dentes largos e não uma escova, enquanto ele ainda está molhado e deixe secar naturalmente.

Leite de coco

Usar leite de coco é uma ótima forma de alisar cabelo em casa. Além de ser muito hidratante, ele também dá a seu cabelo mais brilho. Ainda, possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, para manter o couro cabeludo saudável e livre de infecções.

Em uma jarra de vidro, misture uma xícara de leite de coco fresco e suco de um limão. Coloque a mistura na geladeira por algumas horas, até que haja uma camada cremosa no topo.

Massageie o cabelo e couro cabeludo com este creme, e depois deixe agir por 20 minutos. Cubra a cabeça com uma touca de banho e enrole uma toalha quente e úmida em volta da cabeça e deixe por mais 30 minutos. Depois é só lavar com normalmente, usando shampoo e condicionar. Penteie o seu cabelo quando ele ainda estiver molhado e deixe secar naturalmente.

Terra de Fuller

A Terra Fuller é um tipo de argila que pode ajudar a alisar cabelo naturalmente – até mesmo os cabelos crespos. Ela também atua como um agente de limpeza suave – por isso, não vai danificar o seu cabelo. Misture uma xícara de Terra Fuller bem cheia com uma clara de ovo e duas colheres de sopa de farinha de arroz. Adicione água o suficiente para que a mistura fique com uma textura fina.

Aplique em todo o seu cabelo, penteie com um pente de dentes largos e deixe agir por uma hora. Em seguida, enxágue apenas com água. Agora, é necessário aplicar leite em todos os fios. Você pode usar um frasco em formato de spray para facilitar a aplicação e deixar por mais 15 minutos, antes de lavar com o shampoo e condicionador.