Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar uma contusão

Por Redação Doutíssima 17/11/2014

Contusões são lesões fortes o suficiente para esmagar os vasos sanguíneos embaixo da pele sem romper a derme. Doloridas, elas causam uma esfimose, aquela mancha escura na pele, além de inchaço e rigidez no local. São muito comuns em atletas, idosos e crianças. Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar sua contusão.

contusão

A cura da sua lesão pode ser acelerada com remédios caseiros e naturais. Foto: Shutterstock

Remédios caseiros para tratar a contusão

Um passo importante para começar a tratar sua contusão é desinfetar o local da batida. Para isso você deve lavar a ferida com água gelada corrente e depois passar uma gaze ou algodão umedecido com chá de tomilho. No preparo do chá, basta preparar um infusão de duas colheres (chá) da erva em 200ml de água fervida. Deixe amornar para que sua pele não queime com o contato.

Em seguida, aplique uma compressa de gelo em sua contusão. A alta temperatura causa a vasocontrição, estancando o sangramento e diminuindo a dor e o inchaço. Coloque cubos de gelo enrolados em uma toalha ou pano e aplique sobre a região afetada por cerca de 30 minutos. Faça intervalos de 20 minutos entre uma aplicação e outra. Repita quantas vezes sentir necessidade.

Alguns chás e sucos possuem propriedades capazes de ajudar no tratamento da contusão. Rica em bioflavonoides e vitamina C, a toranja aumenta a resistência dos vasos capilares, ajudando na cura das lesões. Prepare o suco descascando e cortando uma toranja em quatro pedaços iguais. Tire as sementes da fruta e bata no liquidificador com 100ml de água. Beba de quatro a cinco vezes ao dia.

Plantas medicinais ajudam a curar uma contusão

Já a planta medicinal arnica age diminuindo a dor causada pela lesão. Nesse caso, prepara-se uma tintura com a planta, e não um chá. Adicione 20 gramas de arnica em 100ml de álcool e reserve fechado por 10 dias. Passado esse tempo, passe sobre a o machucado com o auxílio de um pano ou gaze. Lembre-se de não utilizar esse remédio caseiro se sua ferida estiver aberta.

A aloe vera, ou babosa, possui propriedades anti-inflamatórias, além de desinfetar e ajudar na cicatrização da ferida. Basta passar o gel na área lesionada, evitando exposição ao sol após isso. Para conseguir o gel, pegue uma folha de babosa, tire a casca e retire a polpa com o auxílio de uma colher. Depois, é só bater no liquidificador.

Para reduzir o inchaço causado pelo trauma, use a raiz de gengibre, que também é eficaz em amenizar a dor e diluir o sangue. Coloque para ferver uma polegada da raiz descascada em uma xícara de água. Tome de três a quatro xícaras do chá por dia. O açafrão também é eficiente contra o inchaço. Misture uma colher (chá) da planta em um copo de leite quente e beba três vezes ao dia.

Outra opção é a malva, indicada para conter processos inflamatórios, especificamente na boca e garganta. Ferva duas colheres (sopa) da erva em 150 ml de água. Não se esqueça de descansar e manter sua contusão em repouso o máximo possível.

Evite lugares onde você precisará ficar muito tempo em pé, ou que sejam muito quentes. Consuma muita água durante o tratamento e coma frutas frescas sempre que possível.