O ciclo normal e natural do dia de uma pessoa é acordar, alimentar-se, cumprir suas atividades do dia e, à noite, dormir. Para quem sofre de insônia, no entanto, essa última parte é um suplício. A dificuldade de dormir traz consequências para o dia seguinte, já que o organismo não descansou o suficiente.

insônia
Qualidade de vida é essencial para ter um sono tranquilo e revigorante. Foto: iStock, Getty Images

Acabe com a insônia com remédios caseiros

Se esse é o seu caso, ou seja, se a insônia tem sido sua companheira à noite, experimente tomar uma xícara de chá de alface todas as noites antes de ir para a cama. Ele tem um efeito sedativo, relaxa os músculos e acalma o sistema nervoso. Assim, também é indicado para tratar o estresse ou a ansiedade.

Para prepará-lo, você vai precisar de 100 gramas da folha e meio litro de água. Corte os talos e as folhas de alface e coloque na água fervente. Tampe o recipiente e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Tome o chá morno, pouco antes de ir para a cama.

Fique atento à qualidade das folhas ao preparar o chá de alface. Dê preferência às de tonalidade verde-escuro – estas, na maioria das vezes, são as folhas mais alimentícias e maiores fontes de vitaminas.

Outra excelente alternativa para se livrar da dificuldade é amassar dois dentes de alho e deixá-los de molho em um copo de água durante seis horas. Coe e tome uma xícara desta mistura aproximadamente uma hora antes de se deitar.

A cebola é outra ótima sugestão. Tome uma xícara do caldo da cebola cozida, morno, também uma hora antes de ir para a cama. Mas se você prefere algo menos ácido, pode optar pelo tradicional maracujá, bastante conhecido entre as armas contra a insônia. Tome um copo de seu suco adoçado com mel, à noite.

Massagem com óleos essenciais ajuda a relaxar

Para dormir bem, você precisa estar relaxado. Uma maneira prazerosa de atingir esse estado é recebendo massagens com óleos essenciais, que proporcionarão um sono tranquilo. E você mesmo pode preparar o óleo, usando 8 ml de óleos de amêndoas, duas gotas de óleo essencial de flor de lima, duas gotas de óleo essencial de bergamota e três gotas de óleo essencial de alfazema.

Misture todos estes ingredientes em um recipiente, agite bem e logo em seguida use o óleo para massagear todo o corpo. Esta quantidade é a ideal para a massagem terapêutica. Jamais prepare mais do que o necessário, porque a solução pode oxidar e levar à perda do poder de tratamento.

Mas não basta só preparar o óleo e fazer a massagem. É fundamental que você escolha um momento tranquilo do dia. Uma música calma ajuda, bem como a garantia de que o local escolhido para a massagem tem a quantidade suficiente de luz e temperatura agradável.

Qualidade de vida e insônia andam juntos

Ao menor sinal de insônia, busque uma solução para o problema. Qualidade do sono significa qualidade de vida e boa saúde. Pratique exercícios regularmente para garantir o funcionamento de todo o organismo. As consequências de noites seguidas sem um sono tranquilo podem resultar em complicações não somente físicas, mas também mentais.

Fique atento e aprenda a identificar os tipos de insônia, que pode variar de transitória a aguda e crônica. A transitória é aquela que dura até quatro semanas; a aguda, de quatro semanas a seis meses. Já a crônica, se caracteriza pela dificuldade para dormir todas as noites ou a maior parte delas, por mais de seis meses.

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