Remédios Caseiros

Faça em casa um remédio para eliminar pelo encravado

Por Redação Doutíssima 19/10/2014

O pelo encravado consiste em um processo inflamatório de um ou mais folículos capilares. Pode ocorrer em qualquer parte da pele. Também chamado de foliculite, o processo começa quando os folículos capilares são bloqueados ou danificados durante a depilação, ao fazer a barba ou pelo atrito com a roupa.

Na maioria dos casos de pelo encravado, os folículos danificados são infectados com a bactéria Staphylococcus (estafilococo). Mas há também uma situação conhecida como coceira do barbeiro, que é uma infecção dos folículos capilares na área da barba, geralmente no lábio superior – um problema que torna o momento de fazer a barba bastante doloroso. Também há casos de Tinea barbae, uma infecção muito semelhante à coceira do barbeiro, mas que é causada por um fungo.

Também se tem conhecimento de um tipo de pelo encravado conhecido como pseudofoliculite. Trata-se de um distúrbio que ocorre principalmente em homens negros. Se pelos crespos da barba forem cortados curtos demais, eles poderão se curvar de volta na pele e causar inflamação.

pelo-encravado

Ter cuidado ao se barbear é a melhor maneira de prevenir o pelo encravado. Foto: iStock, Getty Images

Como prevenir o pelo encravado

Há muitas medidas que podem ser adotadas para, sobretudo, evitar que o pelo encravado volte a aparecer. A principal é, depois de removidos os pelos, lavar a área com água morna e sabonete hidratante. Aplique um antisséptico para proteger contra possíveis infecções.

Contém ainda evitar usar roupas muito apertadas, ou de tecido sintético, nas regiões mais propensas ao encravamento dos folículos. São essas as áreas de doras, como a virilha, axila e nuca.

Caso você tenha o costume de depilar os pelos da perna, virilha e axila com lâmina, faça isso quando eles estiverem molhados. Além disso, sempre use loção de barbear para lubrificar os fios. E não esqueça de, depois de raspar os pelos, enxaguar a área com água fria, a fim fechar os poros. Não é recomendado que se use pinça, porque isso pode irritar e inflamar ainda mais a pele.

Esfoliação remove o pelo encravado

Se você sofre com pelo encravado de forma frequente, um excelente remédio caseiro é fazer uma esfoliação no local com movimentos circulares. Para isso, é preciso poucos ingredientes: basta uma colher de sopa de fubá, uma colher de sopa de aveia e três colheres de sopa de sabonete líquido.

O modo de preparo, além de fácil, é rápido. Basta que você misture os ingredientes em um recipiente até obter uma mistura homogênea. Feito isso, durante o banho, esfregue essa mistura na região com os pelos encravados e enxágue com água. Esta esfoliação irá remover a camada mais superficial da pele, o que, consequentemente, ajudará a desencravar o pelo.

Se você tem tendência a ter os pelos encravados, pode optar por fazer a depilação a laser para remover completamente o pelo. Este tratamento pode ser feito em clínicas de estética e apresenta ótimos resultados.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!