Remédios Caseiros

Tília: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 19/01/2015

A tília é uma árvore de até 20 metros, de copa ramificada de folhas e flores esbranquiçadas ou amarelas. Floresce principalmente nas regiões quentes, úmidas e montanhosas, com maior incidência na Europa, na região de Portugal. É bastante encontrada em jardins e parques e suas flores têm um perfume intenso e agradável.

Com mais de 40 espécies diferentes, pode chegar a dois mil anos de idade, desde que as condições sejam favoráveis. As propriedades da tília são sedativas, diuréticas, sudoríficas, antiinflamatórias, antiespasmódicas e vasodilatadoras. É indicada para o tratamento de casos de nervosismo e ansiedade, pois trata-se de excelente sedativo e calmante para os nervos.

tília

Calmante e de perfume intenso e agradável, planta tem maior incidência na Europa. Foto: iStock, Getty Images

Tília é usada contra a febre e toxinas

É antiespasmódica e diaforética (que provoca a transpiração e com isso restabelece a circulação, dispersa febre e frio e elimina toxinas da superfície do corpo, estimulando assim a energia defensiva do corpo) por excelência.

O seu aroma delicado tem ação semelhante a da infusão das flores, acalmando a agitação e aliviando dores de cabeça de tensão, enxaquecas e congestão dos seios nasais. A tília é conhecida popularmente pelos efeitos sobre a ansiedade, estresse e outros problemas nervosos.

Tem ainda uma ação eficaz contra a insônia, proporcionando um sono mais tranquilo. É indicada também nos catarros brônquicos, bronquites, asma, gripe e tosse rebelde das crianças. A flor e a casca têm o efeito vasodilatador e hipotensor.

Se usado o chá com as cascas da árvore, a tília pode ser um excelente remédio caseiro para desconfortos gastrointestinais e inflamações do sistema digestivo. Entretanto, se o chá for das flores, a digestão será melhorada e a musculatura do aparelho digestivo será exercitada. A planta é usada ainda no tratamento do sarampo.

Como usar a tília

As flores podem ser utilizadas em infusão. Coloque uma colher (sopa) das flores para cada xícara de chá de água fervendo. Mantenha tapado, em infusão, por 10 minutos. Tome no máximo 4 xícaras por dia. Tome o cuidado de não utilizar as flores muito velhas.

A casca pode ser utilizada em decocção.  Use 30 gramas da casca por litro de água. Deixe de molho na água que será feito o cozimento do chá por uma noite. Mantenha em fervura por 15 minutos. Consuma no máximo 4 xícaras ao dia, antes das refeições. Faça o uso desta bebida uma semana sim, outra não.

A infusão para uso externo pode ser feita com 300 a 600 gramas do chá em quatro litros de água. Deixe descansar por 30 minutos e adicione à água do banho. Grande aliada especialmente das mulheres, a tília também tem uma outra propriedade. Com ela, pode ser é preparado um tônico antirrugas bastante eficiente, mesmo para os casos mais graves.

Para fazer o tônico, basta juntar 3 colheres (chá) de flores em 1 xícara de água fervente. Deixe descansar por 20 minutos. Com um pedacinho de algodão, espalhe o tônico no rosto 2 vezes ao dia e deixe secar sozinho.

As contraindicações são para uso por gestantes, lactantes, pessoas que têm reações alérgicas e pacientes em tratamento de doenças crônicas com medicamentos muito fortes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!